Apresentação

O Instituto de Estudos Políticos é Membro Associado do EUROPAEUM

O Instituto de Estudos Políticos é parte integrante do EUROPAEUM, um consórcio de al­gumas das mais antigas e prestigiadas universidades europeias, o que constitui uma opor­tunidade académica tanto para alunos como para o corpo docente.

O Europaeum é um consórcio que integra doze das mais antigas e prestigiadas  instituições universitárias europeias - The University of Oxford; Universiteit Leiden; Université Paris I Panthéon-Sorbonne; Graduate Institute of International and Development Studies, Geneva; Univerzita Karlova, Prague; Universidad Complutense de Madrid; Helsingin Yliopisto; Uniwersytet Jagiellonski;  Universitat Pompeu Fabra; LMU Munich; University of St Andrews; University of Luxembourg  e, como membro associado, o Instituto de Estudos Políticos, Universidade Católica Portuguesa – desenvolvido para  actuar como uma “Universidade internacional sem fronteiras” na qual os futuros académicos e líderes da nova Europa terão a oportunidade de partilhar a aprendizagem e confrontar preocupações comuns. Durante 25 anos, o Europaeum reuniu estudantes e docentes da área das Ciências Humanas e Sociais, com o objectivo de promover um melhor "sentido da Europa" através da colaboração e mobilidade académica.

Desta forma, o Europaeum oferece os seguintes programas a que os alunos IEP se poderão candidatar:

EUROPAEUM SCHOLARS PROGRAMME

O Europaeum Scholars Program é um programa de Doutoramento que é realizado em paralelo com um Doutoramento existente.  Foi concebido para estudantes excepcionais com a capacidade e o desejo de moldar o futuro da Europa. Baseado principalmente em Leiden, Genebra, Oxford e Praga, trata-se de um programa multi-disciplinar, multi-universitário e multi-locacional e focado na política europeia contemporânea. Com um método de ensino intensivo em pequenos grupos com académicos do Europaeum. O programa também prevê palestras e seminários liderados por especialistas externos, opinion makers, jornalistas e decisores políticos. Os alunos deste programa são desafiados a refletir sobre questões morais e éticas na área da Ciência Politica, Relações Internacionais, História e Civilização.

MESTRADO EM HISTÓRIA E CIVILIZAÇÃO (LEIDEN)

O Programa de Mestrado em História e Civilização Europeia oferece aos estudantes uma oportunidade para aprofundar os seus conhecimentos sobre a história das instituições europeias, os seus fundamentos históricos e filosóficos e os seus contextos sociais e económicos, através da visão de três mundos universitários diferentes. Este conhecimento desempenha um papel cada vez mais crucial na tomada de decisões e no planeamento estratégico, onde o contacto e a negociação na Europa e no mundo são necessários.

O programa de um ano do EUROPAEUM divide-se em três trimestres em cada uma das seguintes universidades (Leiden, Sorbonne e Oxford), com dissertação incluída, que permite a obtenção do grau de MA Programme in History and Civilization, pela Universidade de Leiden.

MA EUROPEAN POLITICS & SOCIETY, AND THE VACLAV HAVEL PROGRAMME

MA EUROPEAN POLITICS & SOCIETY


Este mestrado conjunto é oferecido pela Charles University como principal parceiro (Praga), m a Universidade Jagellonian (Cracóvia), a Universidade de Leiden e a Universidade Pompeu Frabra (Barcelona), com o apoio do programa Erasmus Mundus. É um programa de dois anos que começa em Praga e, posteriormente, oferece diferentes opções. Os alunos receberão um Certificado Europaeum e alguns poderão ser convidados a participar da Escola da Primavera em Oxford no segundo ano.

Programa Vaclav Havel

Esta é uma especialização oferecida aos estudantes de mestrado da Charles University (Praga), Universidade de Leiden e Paris I (Sorbonne), que podem passar um semestre numa universidade parceira. No final os alunos receberem um Certificado Europaeum e alguns poderão ser convidados a participar da Escola da Primavera em Oxford.

OUTRAS OPORTUNIDADES DO EUROPAEUM

Os Alunos de todas as Instituições-Membro do Europaeum podem candidatar-se aos seminários e workshops promovidos pelo Europeauem.  Estes eventos estão publicitados nas Universidades assim como no site do Europaeum.

Highlight at the Europaeum website:

New Associate Member Announced

The Europaeum is unveiling a new Associate Membership distinction designed for smaller research institutes, think-tanks, and university departments that share our mission to promote academic links between European institutions. The first associate member is the Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP), a most successful Political Studies department based at the Catholic University, Lisbon. The IEP-UCP is the only Portuguese institution (amongst 19 such acknowledged ) included in the ranking of the World's Top Public Policy Research Organizations.

The IEP-UCP has collaborated with the Europaeum for a number of years (see international debate above) thereby strengthening our ties to Portuguese academia. In the past, the IEP-UCP has worked with the Europaeum on joint events such as the Brussels policy-making seminars, helped to fund Portuguese students on the Europaeum MA in European History and Civilisation, and regularly includes a special international graduate student debate led by Europaeum students at its annual summer school - conference.

The Europaeum welcomes the Institute and looks forward to further successful collaborations!