Centro de Estudos Europeus

O IEP estabeleceu um novo Centro de Estudos Europeus, dirigido pelo Dr. José Manuel Durão Barroso, ex-Presidente da Comissão Europeia entre 2004 e 2014.

O Dr. José Manuel Durão Barroso proferiu a sua Palestra Inaugural na Universidade Católica Portuguesa a 26 de Fevereiro de 2015, numa cerimónia presidida pela nossa Reitora. Deu início às suas funções pouco depois no IEP, participando no Programa Avançado em Diplomacia Política e Económica e dando um Seminário sobre “The European Union and International Relations” no Programa de Mestrado e Doutoramento em Ciência Política e Relações Internacionais e MA in Governance, Leadership and Democracy Studies. O Dr. Durão Barroso leciona seminários intensivos também na Faculdade de Direito e na Catholic Lisbon School of Business and Economics.

A sua colaboração constitui uma grande honra para nós, sendo também uma homenagem ao nosso querido amigo Professor Ernâni Lopes, fundador do Instituto de Estudos Europeus, que foi integrado no IEP após a sua morte em Dezembro de 2010.

A partir de Setembro terão início algumas atividades (Almoços-Palestra, Wosrkshops, Conferências, etc.) no âmbito do Centro de Estudos Europeus.

Atividades desenvolvidas até ao momento:

04 de Maio de 2018
Almoço-Palestra Embaixador Álvaro Mendonça e Moura

Portugal, União Europeia e as Nações Unidas

15 de Dezembro de 2017
Aula Aberta Embaixador João de Vallera

Brexit

10 de Outubro de 2017
Aula Aberta Silvana Koch-Mehrin

Women in Politics

21 de Abril de 2017
Aula Aberta Hugo Sobral