Linhas de Investigação e Projetos

A investigação do CIEP está organizada em 2 Grupos de Investigação:

• Teoria Política e Política Comparada | Coord. Prof. Doutor Manuel Braga da Cruz
  • Relações Internacionais, Segurança e Defesa | Coord. Prof. Doutora Livia Franco

Atualmente estão em curso 4 Linhas temáticas de investigação divididas pelos 2 Grupos de Investigação:

Teoria Política e Política Comparada:

• A Civilização Europeia e Ocidental: Origens, traços distintos e desafios atuais (LICEO) | Coord. Prof. Doutor João Carlos Espada;

• Linha de Investigação em Politics, Philosophy and Economics (LIPPE)| Coords. Prof. William Hasselberger e Prof. Orlando Samões.

Relações Internacionais, Segurança e Defesa:

• Assuntos Marítimos – Maria Scientia (LIAM) | Coord. Prof. Doutora Sónia Ribeiro;

• Linha de Investigação em Assuntos Brasileiros (LIAB) | Coord. Prof. Doutor João Pereira Coutinho.

Projetos de Investigação em curso

Beliefs, Values and Worldviews at Work
André Azevedo Alves

A Universidade Católica Portuguesa, através de uma participação colaborativa entre o CESOP, o CIEP associou-se à Goldsmiths University of London e à Prof. Maria Power (Blackfriars, Oxford) num projeto de investigação liderado pelo sobre crenças, valores e visões do mundo e o seu impacto no ambiente de trabalho. Este projeto, liderado pelo Professor Christopher Baker e coordenado da parte da UCP pelo Professor André Azevedo Alves, é financiado através de uma British Academy Grant. Para mais informações, visite a página do projeto.

As Três Revoluções da Era Moderna (1688, 1776, 1789)
João Carlos Espada, Orlando Samões e Carlos Marques de Almeida

Seminários de investigação, iniciativa da linha de investigação LICEO - A Civilização Europeia Ocidental: origens, traços distintos e desafios atuais - onde os participantes reúnem regularmente para apresentar e discutir as leituras feitas sobre os tópicos propostos.

PPE Network
William Hasselberger e Orlando Samões

Colaboração em rede internacional liderada pela Universidade do Arizona (Center for the Philosophy of Freedom) com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento da área interdisciplinar de PPE e promover oportunidades de colaboração emergentes no domínio da investigação e da formação avançada. No âmbito da colaboração nesta rede internacional, foi organizado um workshop conjunto em julho de 2016 no Estoril.

Projeto Orçamento, Economia e Democracia
André Azevedo Alves

Projeto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, iniciado em 2016, sob a coordenação do Prof. Abel Mateus (University College London) e que, além da colaboração do CIEP na vertente de Ciência Política, conta também com a colaboração de investigadores das Faculdade de Economia e de Direito da Universidade Nova de Lisboa. O seu objetivo é investigar a arquitetura institucional que melhor garantiria a eficácia e a transparência na formulação da política orçamental em Portugal, procurando respostas para melhorar a forma como os fundos são alocados e o financiamento garantido em Portugal.

Pós-Graduação em Sea Science And Business Administration
Sónia Ribeiro

A LIAM-Maria Scientia, Linha de Investigação em Assuntos Marítimos do CIEP, organiza em parceria com outras unidades da Universidade Católica Portuguesa e com a Faculdade de Ciências da Universidade da Lisboa uma formação pioneira na área das Ciências, Gestão e Administração do Mar.

Conservadorismo e Progresso: um Estudo Comparativo das Transições Europeias
André Azevedo Alves e Lívia Franco

Colaboração no domínio da investigação iniciada em 2015 com a Universidade Católica Pázmani Peter (PPCU), em Budapeste, e no âmbito da qual, os investigadores já se reuniram para um seminário de investigação em Budapeste (maio 2015) e outro em Lisboa (outubro 2016).

European Foreign Policy Scorecard
Lívia Franco

Colaboração na elaboração da ferramenta European Foreign Policy Scorecard, desenvolvida pelo European Center for Foreign Relations, um projeto inovador que visa providenciar uma avaliação sistemática e anual do desempenho das instituições Europeias ao lidarem com o resto do mundo em cerca de 80 áreas de temas políticos.