Ideas e Estudos Políticos Series

Ideias e Estudos Políticos é a linha editorial do Instituto na Universidade Católica Editora.

Direita e Esquerda? Divisões Ideológicas no Século XXI
 

Coordenação: João Carlos Espada, Marc Plattner and Adam Wolfson
Editado por Universidade Católica Editora, 2007

É coordenado por João Carlos Espada, Diretor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, juntamente com Marc Plattner, codiretor do Journal of Democracy e Adam Wolfson, diretor executivo da revista The Public Interest.

Este Livro teve como objetivo abordar um dos temas que mais tem atraído a atenção da comunidade académica internacional - as prováveis tendências de evolução do conflito intelectual e político nas democracias liberais após a queda do Muro de Berlim e nas circunstâncias da chamada globalização - contando com os contributos de alguns dos melhores académicos que têm trabalhado nesta área.


Sociedade Civil e o Mercado
 

Coordenação: Raymond Plant, Robert Royal, Daniel J. Mahoney, Hahm Chaibong, Clifford Orwin, William
A. Galstom
Editado por Universidade Católica Editora, 2007

Este livro, resultante do IX Encontro Internacional de Estudos Políticos, que teve lugar em Cascais de 11 a 14 de Novembro de 2001, constitui uma interessante conversação entre os autores de diferentes sensibilidades políticas que contudo se encontram numa curiosa convergência: por um lado, o reconhecimento da indispensabilidade da economia de mercado para uma sociedade livre e virtuosa; por outro lado, a insuficiência da economia de mercado para gerar as virtudes cívicas e morais que são indispensáveis à preservação da liberdade.

Curiosamente também, estes autores não procuram no Estado, ou na ação política estritamente entendida, o complemento para as eventuais debilidades da economia de mercado. Elas apontam, ainda que por caminhos diferentes, para a esfera da sociedade civil, da cultura e da religião como ingredientes indispensáveis a uma robusta vida cívica em sociedades livres.


Democracia Liberal e Religião
 

Coordenação: João Carlos Espada
Editado por Universidade Católica Editora, 2007

Este livro resulta de um intenso debate em torno de uma temática fundamental: a relação entre cultura política e religião. As raízes da democracia liberal remontam a Atenas, Roma e Jerusalém, que exprimem a tensão e o diálogo entre razão e fé. Contando com o contributo de alguns dos melhores académicos nacionais e internacionais, Democracia Liberal e Religião proporciona um olhar atual sobre um tema intemporal.


Sobre os Direitos Fundamentais de Educação: Crítica ao Monopólio Estatal na Rede Escolar
 

Coordenação: Mário Pinto
Prefácio: Rui Machete 
Editado por Universidade Católica Editora, 2008

«É garantida a liberdade de aprender e ensinar. É garantido o direito de criação de escolas particulares e cooperativas.» Art. 43.º da Constituição da República Portuguesa

«A liberdade de ensino exerce-se [...] designadamente por: [...] ausência de qualquer tipo de discriminação ideológica ou política na autorização, financiamento ou apoio por parte do Estado às escolas particulares e cooperativas [...].» Art. 2.º da Lei n.º 65/79, Lei de Liberdade de Ensino

«O Estado apoia e coordena o ensino nas escolas particulares e cooperativas [... e] são designadamente atribuições do Estado [...] conceder subsídios e celebrar contratos para o funcionamento das escolas particulares e cooperativas, de forma a garantir progressivamente a igualdade de condições de frequência com o ensino público nos níveis gratuitos e a atenuar as desigualdades existentes nos níveis não gratuitos.» Art. 6.º da Lei n.º 9/79, Lei de Bases do ensino Particular e Cooperativo

«Este ensaio, dado à estampa por Mário Pinto, é uma crítica minuciosa e fundamentada ao monopólio atual da rede escolar praticado em Portugal. Representa um notável esforço argumentativo em favor das liberdades de aprender e de ensinar, tal como decorrem da formulação da Constituição de 1976. Evidencia de modo convincente a existência de uma pré-compreensão, aliás, bastante generalizada, contra o ensino particular, alegadamente visto como um privilégio. Desmonta também, com larga cópia de razões, a ideologia dominante a favor da necessária superioridade da escola púbica.» Rui Machete


Portugal Hoje: Bloqueios e Desafios
 

Coordenação: Joaquim Aguiar, Ricardo Bayão Horta, Carlos Gaspar, Adriano Moreira, João César das Neves, Marcelo Rebelo de Sousa, António Vitorino
Editado por Universidade Católica Editora, 2010

Este livro resulta de uma série de conferências, promovidas pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, sob o título comum Portugal Hoje Bloqueios & Desafios. Considerando-se, como ponto de partida, a situação de Portugal relativamente ao desenvolvimento médio europeu, cada orador foi convidado a escolher livremente um "bloqueio" - político, económico, social, cultural, ou outro - que entendesse fundamental para explicar as dificuldades de Portugal hoje.

O Instituto de Estudos Políticos instou todos os autores a desafiarem, com total liberdade, o pensamento convencional sobre cada uma das áreas de apreço. O resultado é uma obra inovadora e provocadora, que nos ajuda a pensar criticamente, fora dos constrangimentos das "ideias feitas".


Portugal Hoje: Para Além da Crise
 

Coordenação: José Manuel Fernandes
Autores: Joaquim Aguiar, Belmiro de Azevedo, João Confraria, Martim Avillez Figueiredo, Fernando Adão da Fonseca, Carlos Gaspar, Guilherme d’Oliveira
Martins, Nuno Vieira Matias, Adriano Moreira, Miguel Morgado, João César das Neves, Alexandre Relvas, João Salgueiro, Alexandre Soares dos Santos, Francisco Vieira e Sousa
Editado por Universidade Católica Editora, 2011

Este livro resulta de uma série de conferências, promovidas pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, sob o título comum Portugal 2011 - Para Além da Crise.

Sob a Coordenação de José Manuel Fernandes, durante dez semanas um vasto e variado conjunto de oradores animou debates que abordaram temas tão distintos como a situação da economia, a salvação das nossas escolas, a revisão da Constituição, o sistema judicial, a reforma da administração, o futuro do Estado-providência ou as possibilidades abertas pelo mar português. Foram visões diferentes, desafiadoras, originais e construtivas, sempre com os olhos postos num futuro para lá da crise que Portugal atravessa.


O Futuro da União Europeia - Olhares de Embaixadores Portugueses em Capitais Europeias
 

Coordenação: António Costa Lobo, Manuela Franco, Lívia Franco
Editado por Universidade Católica Editora, 2014

Este livro resulta de um ciclo de palestras sobre o futuro da União Europeia promovido, entre fevereiro de 2013 e março 2014, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Estas palestras, cujos textos estão reunidos na presente publicação, foram proferidas pelos Embaixadores de Portugal em Madrid, Roma, Londres, Berlim, Dublin e Paris. Do conjunto dessas intervenções resultou uma reflexão simultaneamente plural e vasta, mas também profundamente conhecedora, daqueles que são os principais desafios que se colocam atualmente ao processo da construção europeia.