IEP Weekly Media Report | 16 - 22 Nov 2018

SAVE THE DATES

Ano Académico 2018/19 | 1º semestre

Mais informações

Relatório semanal sobre a presença nos Média de Professores residentes e visitantes do IEP, bem como membros do seu Conselho Consultivo Internacional e do seu Conselho Estratégico, incluindo membros do Conselho Editorial da revista NOVA CIDADANIA do IEP.


Artigos em Inglês:


Charles Moore (Guest-Speaker, IEP Dahrendorf Lecture, 2015), in The Telegraph, 17 Nov. 2018

The establishment wants us to panic over no deal, but we should not fall for it
May’s lack of preparation for crashing out is her ace card

Read more
 

Timothy Garton Ash (Guest-Speaker, IEP Tocqueville Lecture 2016; IEP Dahrendorf Lecture 2016; Estoril Political Forum 2017) in The Guardian, 17 Nov. 2017

Europe’s door is still open – but Britain will have to move fast
The EU is fed up with the UK’s Brexit drama, but would extend article 50 to allow for a second referendum

Read more
 

William Kristol (Guest-Speaker, IEP Estoril Political Forum 2003-2005), in Conversations with Bill Kristol with Jack Goldmith II, 17 Nov. 2018

Jack Goldsmith: Cybersecurity, Cyberwarfare, and the Threats We Face
Jack Goldsmith II: The Harvard law professor shares his perspective on the threats we face from cyberwar, and how we can counter them.

watch more


Charles Moore (Guest-Speaker, IEP Dahrendorf Lecture, 2015), (Spectactor Notes) in The Spectator, 18 Nov. 2018

If Corbyn’s PM, expect him to wear a white poppy and Frida Kahlo T-shirt
‘It’s time for Bond — Basildon Bond,’ is the joke among pro-Leave MPs as Theresa May serves up her mess of pottage as Brexit. Market research, however, shows the joke does not work on MPs under 40 because they do not know what Basildon Bond is.

Read more


Charles Moore
(Guest-Speaker, IEP Dahrendorf Lecture, 2015), in The Telegraph, 18 Nov. 2018

Why is the Foreign Office being so un-Christian over Asia Bibi?
Our modern Foreign Office is immensely anxious to show how ethical it is. In a current fly-on-the-wall BBC documentary, it makes much of its concern for human rights, especially in relation to the Rohingya Muslims in Burma. It has even campaigned for gay rights in Italy, although that country is an ally and a democracy that recognises same‑sex unions.

Read more
 

William A. Galston (Guest-Speaker, IEP Estoril Political Forum 1996, 1999-2001, 2018), in The Wall Street Journal, 20 Nov. 2018

Work: The New Political Breakthrough
Left and right are coalescing around policies to boost wages and reduce idleness.

Read more


Niall Ferguson (Guest-Speaker, IEP Estoril Political Forum 2013), (Area 45) in Hoover Institution, 21 Nov. 2018

Area 45: Giving Thanks With Niall Ferguson
As a prolific columnist and observer of US and world affairs, Niall Ferguson has plenty to be grateful for, beginning with an American president seemingly always in the news. Ferguson, the Milbank Family Senior Fellow at the Hoover Institution, explains the many reasons why Americans should be giving thanks this holiday season.

Listen to more
 


Artigos em Português:
 

Henrique Monteiro (Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Expresso, 16 Nov. 2018

A guerra, o seu fim e a sua continuação
Causou-me enorme estranheza, mas talvez o defeito seja meu, que as comemorações dos 100 anos do Armistício, domingo passado em Paris, não tivessem transmissão em Portugal (a exceção foi a RTP3 e, mesmo assim, constantemente interrompida por opiniões de convidadas). Enquanto a TVI dava uma coisa qualquer, salvo erro desportiva, a SIC Notícias deleitava-se com a Convenção do Bloco de Esquerda, que foi uma guerra surda.

Ler mais
 

João Pereira Coutinho (Professor, IEP-UCP), in Folha de São Paulo, 16 Nov. 2018

Meditações sobre o amor romântico
Na vida real, são elas que mandam e escolhem o príncipe

Ler mais


José Manuel Fernandes (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), Jaime Gama (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania) e Jaime Nogueira Pinto (Guest-Speaker, Estoril Political Forum), in Observador,  16 Nov. 2018

O patriotismo é assim tão diferente do nacionalismo?
Macron, nas comemorações do centenário do fim da I Guerra, pediu mais patriotismo e menos nacionalismo. Pretexto para revisitar a história destes dois conceitos ao longo de dois conturbados séculos.

ver mais


Rui Ramos (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 16 Nov. 2018

Em Portugal, só os “neo-liberais” é que não podem destruir o Estado
A geringonça provou que um governo em Portugal pode degradar os serviços públicos sem enfrentar mais do que notícias avulsas. Precisa é de ser de esquerda.

Ler mais


João Cesar das Neves (Professor, CLSBE e IEP-UCP), in Diário de Notícias, 17 Nov. 2018

Porque não cresce Portugal?
A resposta à pergunta do título é, sem dúvida, uma das mais importantes do momento: por que razão a economia portuguesa não consegue iniciar um novo surto de desenvolvimento, que lhe permita elevar-se ao nível dos parceiros europeus?

Ler mais
 

João Pereira Coutinho (Professor, IEP-UCP), in Sábado, 17 Nov. 2018

Baile de máscaras
Perante estas duas versões, um ingénuo perguntará onde mora a verdade. A questão não faz sentido porque Costa foi verdadeiro em 2010 e em 2018. Seguindo Marx (Groucho, não Karl), os princípios de Costa dependem da audiência em questão

Ler mais
 

Maria Filomena Mónica (IEP Guest-Professor 2008), in Expresso, 17 Nov. 2018

Nacionalidade: Portuguesa
Estou a atravessar uma crise existencial. Sem que entenda o motivo, comecei a suspeitar de que não era ser portuguesa. Alguém, algures no tempo, deve ter mudado a minha origem, atribuindo-me, sabe-se lá por que motivo, uma nacionalidade que me é estranha.

Ler mais
 

Miguel Monjardino (Professor, IEP-UCP), in Expresso, 17 Nov. 2018

Mudança de estação
A política internacional é como a poesia: palavras e visões da condição humana e do mundo são determinantes. As cerimónias do centenário da Primeira Guerra Mundial em Paris, no passado fim de semana, propiciaram-nos bons exemplos. Ali ficaram claras as divergências entre nacionalistas e patriotas no mundo euro-atlântico. Donald Trump falou pelos primeiros. Emmanuel Macron afirmou que o nacionalismo é “uma traição do patriotismo” e lembrou os demónios políticos que precipitaram a Grande Guerra. As profundas divergências de temperamento e cultura política entre os dois campos ficaram claras.

Ler mais
 

Adriano Moreira (Professor, IEP-UCP; membro do Conselho Estratégico, IEP-UCP), in Diário de Noticias, 18 Nov. 2018

Entre a arrogância e o risco
Quando foi assinada a paz, pondo fim à guerra de 1914-1918, consta que um general do Estado-Maior Alemão terá dito que não se tratava de um tratado de paz mas sim de um armistício para 20 anos. Dito ou criado pelo comentarismo que rodeia sempre acontecimentos desta natureza, o facto é que 20 anos depois tivemos a guerra de 1939-1945. O infeliz Stefan Zweig, que pareceu antever a crise de que o Brasil parece decidido a ensaiar um remédio mal explicado para aquela em que se encontra, escreveu no seu diário, em 3 de setembro de 1939, que a nova guerra seria "mil vezes pior do que em 1914".

Ler mais


Helena Matos (Membro do Conselho Estratégico, IEP-UCP), in Observador, 18 Nov. 2018

Burros de carga
Os empresários portugueses são burros”, afirmou uma delegada à convenção do Bloco de Esquerda. Está a senhora cheia de razão: só num país de burros a subserviência para com o Bloco se tornaria lei

Ler mais


João Marques de Almeida (Professor Convidado, IEP-UCP; membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 18 Nov. 2018

Um eleitor de direita em 2019 
Rui Rio comete um erro enorme: pretende impor uma pureza ideológica que o PSD nunca teve. Não há qualquer problema no PSD ser também social democrata. O problema é o PSD ser apenas social democrata.

Ler mais


Teresa de Sousa (Membro do Conselho Estratégico, IEP-UCP), in Público, 18 Nov. 2018

O “Brexit” e a crise do Ocidente
O “Brexit” que Theresa May está a defender contra tudo e contra todos, com uma determinação e uma coragem extraordinárias, permite uma defesa europeia em que o Reino Unido tenha o seu lugar.

Ler mais


Viriato Soromenho Marques (Professor Convidado, IEP-UCP), in Diário de Notícias, 18 Nov. 2018

Desta vez Trump tem razão
A construção de uma Europa unida como espaço de paz, liberdade, justiça e prosperidade sustentável foi o maior projeto político da geração a que pertenço. É impossível não confessar a imensa tristeza que me invade ao observar mês após mês, ano após ano, como se caminha para aquele grau de exaustão e fadiga que faz pressentir a dissolução final. O que une, hoje, a Europa é a mais elementar pulsão de vida, o instinto de autossobrevivência.

Ler mais


Henrique Burnay (Professor convidado IEP-UCP; Presidente, IEP Alumni Club), in Diário de Notícias, 19 Nov. 2018

O momento Trump de Macron
Há uns bons anos atrás, durante uns dias, a quem pesquisasse, no Yahoo ou Google, já não me lembro, por "great French military victories" era sugerido se não quereria antes dizer "great French military defeats". A brincadeira de algum hacker com sentido de ironia histórica foi mais ou menos repetida há dias, só que desta vez pelo presidente dos Estados Unidos, depois de Macron ter dito a frase mais grave que podia dizer sobre a defesa europeia. Ao contrário do hacker de há uns anos, porém, nem o presidente francês nem Donald Trump parecem ter querido fazer humor ou, mais grave, percebido a História e o presente.

Ler mais
 

João Pereira Coutinho (Professor, IEP-UCP), in Folha de São Paulo, 20 Nov. 2018

Lições de história
O que seria dos tiranos sem a omissão das futuras vítimas

Ler mais



Paulo de Almeida Sande (Professor Convidado, IEP-UCP), in Observador, 21 Nov. 2018

To brexit or not to Brexit, that is the question
Não sei se vai ou não haver referendo, nem se vai ou não haver Brexit, sei que ainda há tempo para evitar o resultado de uma decisão baseada em promessas impossíveis. Assim haja vontade.

Ler mais


Rui Ramos (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 21 Nov. 2018

Pode António Costa salvar o PSD? 
Se o PSD e o CDS representam alguma coisa, é o repúdio do domínio socialista do Estado. Por isso, a oportunidade da direita democrática em Portugal se afirmar e crescer não é com o PS, mas contra o PS

Ler mais


José Manuel Fernandes (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 21 Nov. 2018

Meu pobre país, de tantas teimosas misérias
Uma estrada que não se entende como podia estar aberta. Uma família que morre porque tardou a conseguir pagar a electricidade. O país frágil, pobre, esquecido não desaparece com irritantes optimismos.

Ler mais

 

José Manuel Fernandes (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), Jaime Gama (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania) e Jaime Nogueira Pinto (Guest-Speaker, Estoril Political Forum), in Observador,  22 Nov. 2018

Chocam os direitos dos animais com a nossa civilização?
Sem caça não seríamos Homo sapiens, sem criação de gado não haveria sedentarização. Milénios de arte, cultura e civilização reflectem essa história que o "animalismo" contemporâneo parece não entender

Ver mais


Nova Cidadania N. 65

- Verão 2018 -

Aceda ao Summário e Nota de Abertura.

Poderá também ler os seguintes artigos: 

Mais informações Website formulário inscrição

 
Weekly Media Reports Anteriores

28 Set - 04 Out 05 - 11 Out 12 - 18 OuT 19 - 25 Out

26 OuT - 01 NOV 02 - 08 Nov 09 - 15 nov

Últimas notícias