Palestra Anual Alexis de Tocqueville e Cerimónia de Entrega de Prémios e Diplomas
 

O IEP organiza todos os anos uma cerimónia solene de entrega de diplomas e distinções académicas aos estudantes do IEP, que integra uma palestra magistral com um orador de renome internacional. Esta cerimónia é um dos pontos altos da vida académica do IEP. É proferida a palestra pelo orador convidado, são atribuídos os prémios de excelência, abençoados e entregues os diplomas e a seguir tem lugar um jantar formal. O evento é presidido pela Senhora Reitora da Universidade Católica Portuguesa.

Os palestrantes Tocqueville incluem oradores e académicos tão célebres como Alfred Stepan, (Sir) Anthony Kenny, Christopher DeMuth, George Weigel, (Lord Dacre) Hugh Trevor-Roper, James Q. Wilson, José Manuel Durão Barroso, Manuel Braga da Cruz, (Sir) Martin Gilbert, Michael Novak, (Lord) Raymond Plant, Robert P. George, Timothy Garton Ash, Marc F. Plattner, Margaret MacMillan, (Sir) Noel Malcolm,  Anthony O'Hear, e Aníbal Cavaco Silva.

Por ocasião da palestra Tocqueville, são atribuídos os prémios de excelência relativos ao último ano letivo. O prémio Alexis de Tocqueville que distingue o melhor aluno finalista da licenciatura, para cada um dos cursos, o melhor aluno do programa de mestrado e o melhor aluno do programa de doutoramento. O prémio D. Henrique o Navegador que distingue os alunos admitidos em intercâmbio internacional. O prémio Lord Acton, prémio de excelência que distingue os alunos, com média igual ou superior a dezassete valores. São ainda atribuídas duas bolsas de mérito entre os alunos de licenciatura distinguidos com o Prémio Lord Acton, que concedem isenção de propinas por um ano letivo.

NOVO! Palestra Anual Alexis de Tocqueville 1998-2018

Coordenação de Ana V. Martins | Prefácio: João Carlos Espada editado pela Universidade Católica Editora

"Este livro constitui possivelmente uma das mais emblemáticas expressões do projeto académico que o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP) tem procurado promover desde a sua fundação, em 1996/97.
 Basicamente, reúne as Palestras Anuais Alexis de Tocqueville que foram iniciadas em 1998. São cerimónias solenes de entrega de diplomas, precedidas de uma palestra por um distinto orador convidado, seguidas de jantar formal.
 O nome Alexis de Tocqueville não era, para dizer o mínimo, um nome particularmente conhecido entre nós, mas era e é um nome que exprime com particular elegância e distinção o projeto sonhado pelo IEP-UCP: um projeto de autonomia universitária, de defesa da liberdade ordeira e tranquila, de recusa do que Tocqueville designou por “estéril conflito entre Antigo Regime e Revolução” ou por “perpétua oscilação entre a servidão e o abuso”
.(João Carlos Espada)

Índice

Prefácio

Preço: 29.90€

Palestra Anual Alexis de Tocqueville 2018, teve lugar no passado dia 8 março, e contou com a ilustre presença do Professor Aníbal Cavaco Silva que proferiu uma Palestra sobre o tema "Portugal e o aprofundamento da União Europeia".

Seguiu-se, a Entrega de Diplomas aos alunos Graduados do IEP e de Jantar no Hotel Marriott.

Apresentação de Professor Aníbal Cavaco Silva's por Prof. João Carlos Espada

Intervenção do Director, Prof. João Carlos Espada

Fotografias