Políticas Públicas II

5.5 ECTs / Semestral / Português

Está na génese da ciência política a tentativa de compreender a relação entre os dados, o processo de decisão política e o próprio poder político, pelo que a análise das políticas púbicas se afirmou como resposta aos desafios da democratização procurando assegurar uma relação mais próxima entre o conhecimento e a decisão.

A análise das políticas públicas surge tanto da necessidade de compreender o processo de decisão política como de providenciar aos decisores conhecimento válido e fiável sobre problemas económicos e sociais urgentes. A crescente atenção pública sobre a qualidade das políticas públicas e a monitorização dos seus efeitos pretendidos ou dos efeitos não queridos extravasa em muito o enfoque económico que as políticas públicas assumem. De facto, a tomada de decisão e a avaliação não são exercidos num vazio de ideias e de conceções do que é uma boa conceção de sociedade, valorativamente neutrais, o que tornou cada mais notória a relação entre a teoria política e a decisão política / políticas públicas. A disciplina de políticas públicas II chama à coação vários conhecimentos e saberes apreendidos ao longo da licenciatura e introduz os alunos ao processo de análise política, designadamente aos instrumentos analíticos necessários para compreender as motivações dos atores políticos, a estrutura da decisão, o estabelecimento da agenda de ação e os limites das políticas públicas numa sociedade cada vez mais mediatizada.

A compreensão dos processos da tomada de decisão e o conhecimento de diferentes conceções fundacionais do que é uma boa sociedade são essenciais para uma boa análise política, pelo que os alunos são chamados a desenvolverem em grupo e individualmente capacidades analíticas em diversas áreas sectoriais da ação política nacional.

Docentes

Professor Auxiliar Convidado
Eugénia Gambôa is married, with two children. She has a degree in International Relations (Universidade Lusíada), M.A, and PhD in Political Science (Institute…