O IEP integrou o projeto IMPACT (International Mobility Program on Atlantic Citizenship Trends), entre 2010 e 2015, um consórcio de quarto universidades - UCP, Universidade de Trier, Universidade do Colorado em Boulder e Universidade de Massachusetts em Dartmouth - selecionado  pela Comissão Europeia e pelo Department of Education dos EUA para a Bolsa "ATLANTIS Excellence-in-Mobility 2010-2014".

O programa esteve activo entre 2010 e 2015, do qual usufruiram 33 estudantes e 8 professores.

O IMPACT dedicou-se exclusivamente ao estudo, investigação e ensino de temas relacionados com Cidadania, integrando temas relacionados como, por exemplo, imigração, naturalização, democracia, sociedade civil ou direitos humanos.

O programa IMPACT consistiu num intercâmbio transatlântico de estudantes e professores entre as duas universidades europeias e as duas universidades americanas. Os estudantes da UCP selecionados para participar neste programa receberam bolsas para estadias de um semestre letivo (cerca de 4 meses). Os professores admitidos a participar neste intercâmbio receberam bolsas para estadias entre 2 a 4 semanas.