Grupo de Investigação em Teoria Política e Política Comparada

O Grupo de Investigação em Teoria Política e Política Comparada, coordenado pelo Professor William Hasselberger, procura estimular o debate e promover investigação na área através de seminários, projetos e outras atividades focadas nas temáticas do grupo. Atualmente estão associadas ao grupo uma Linha e um Hub de Investigação em:

• Tecnologia, Informação e Política (TIP), coordenada pelo Professor William Hasselberger.

• Sondagens e Opinião Pública (CESOP-HUB), coordenado pelo Professor André Azevedo Alves.

Associados ao grupo estão atualmente os Projetos de Investigação:

“Seis Revoluções da Era Moderna”, coordenado pelos Professores João Carlos Espada (IEP-UCP) e Luiz Felipe Pondé (LABÔ PUC-SP), projeto em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que surge na sequência de projetos anteriores desenvolvidos pela LICEO. No contexto do projeto, são analisadas em abordagem comparativa as Revoluções Inglesa (1688), Americana (1776), Francesa (1789), Portuguesa (1820), Brasileira (1889) e Russa (1917). Conta ainda com a participação  dos Professores Carlos Marques de Almeida, Orlando Samões, João Pereira Coutinho, José Tomaz Castello Branco e Bruno Garschagen, assim como alunos do IEP e do LABÔ. A este projeto está associado um seminário a decorrer no 2º Semestre de 2020/2021.

• “The promotion of freedom, globalisation, enterprise and civil society in 21st century Catholic social teaching”, coordenado pelos Professores Philip Booth (St. Mary’s University, London) e André Azevedo Alves (IEP-UCP), projeto em parceria com a St. Mary’s University e em cooperação com a Universidade Católica de Moçambique, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), o Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela (Angola) e o Instituto Democracia e Desenvolvimento (Cabo Verde). O projeto que pretende promover uma melhor compreensão de como a Doutrina Social da Igreja e o pensamento a ela associado permitem pensar temas centrais nas atuais dinâmicas políticas e sociais.