IEP Alumni Weekend - "Clássicos de Outono"

IEP Alumni Weekend - "Clássicos de Outono II"

Um livro, História da Guerra do Peloponeso; quinze pessoas a conversar à volta de uma mesa em sessões de duas horas, lideradas por Miguel Monjardino e organizadas por Henrique Burnay, presidente do IEP Alumni Club; caminhadas, o mar circundante e o charme do Convento da Arrábida, onde começou a ideia do Instituto de Estudos Políticos, em 1993. Esta foi a segunda actividade do IEP Alumni Club, exclusivamente para os seus membros. Num fim de semana, voltamos a algumas das melhores tradições do IEP: uma conversa civilizada entre pessoas e ideias diferentes. A segunda edição do Autumn Classics correu tão bem que voltará em 2020!

O programa decorreu no Convento da Arrábida, de 22 a 24 de novembro de 2019.

Junte-se ao IEP Alumni Club – por favor clique aqui para se inscrever.

IEp alumni weekend montagem

IEP Alumni Weekend - "Clássicos de Outono"

Um livro, Antígona; quinze pessoas a conversar à volta de uma mesa em sessões de duas horas, guiados pelo criador destes programas, Miguel Monjardino; passeios a pé, o mar à volta e o encanto do Convento da Arrábida, onde o Instituto começou. Foi assim a primeira actividade do IEP Alumni Club, exclusiva para os seus membros. Por um fim de semana regressámos a algumas das melhores tradições do IEP: uma conversação civilizada entre gente e ideias diferentes. A primeira edição dos Clássicos de Outono correu tão bem que talvez volte já noutras estações.

O programa teve lugar no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de Novembro 2018, no Convento da Arrábida.

"Numa Sociedade Aberta a discussão de forma partilhada e construtiva de ideias é a base para a afirmação da dimensão individual e colectiva do cidadão num espaço público complexo e desafiante.  No belíssimo e único espaço do Convento da Arrábida, a partir da leitura do Antígona de Sófocles, a oportunidade de reeditar os momentos únicos do IEP, numa discussão tranquila e participada sobre o tempo que temos e o tempo que queremos. Vale a pena ter estes momentos - permitem-nos reflectir, partilhar e construir".

Francisco Jaime Quesado
Alumnus 1996/1997

“Não tem notas, não dá títulos, não acrescenta uma linha ao curriculum vitae. A razão de ser disto tudo é a convicção de que há muito que aprender com os clássicos, há muitas leituras possíveis, que dependem mais da história e das histórias de cada um, e que uma conversa entre iguais muito diferentes enriquece muito mais do que uma discussão”.

Henrique Burnay - Presidente do IEP Alumni Club - em Diário de Notícias

“No Inverno, em meados de novembro, num fim-de-semana que há muito sentenciava chuva, juntou-se um grupo de colegas universitários, uns alumni, outros professores, no magnífico Convento da Arrábida. O propósito desta reunião de alumni IEP foi o de debater Grandes Clássicos de uma forma descontraída, inclusiva e contando com a participação pró-activa de todos os presentes. Muito sucintamente, a riqueza deste encontro consistiu na aprendizagem mútua e na proximidade. Sentamo-nos, lado a lado, numa mesa rectangular, rodeados por uma paisagem inspiradora verde e azul-mar, para falar sobra a Obra Antígona de Sófocles. Muitas questões foram levantadas e outras quantas reflexões debatidas. A heterogeneidade da composição do grupo contribuiu para um debate desafiante: diferentes percursos académicos, experiências profissionais díspares, amplitude da faixa etária e um elo comum - o IEP. Quando chegou a altura da despedida, ficou a promessa de continuação destes encontros para perpetuar a reflexão de Grandes Clássicos”.

Fabíola Condeça
Alumna 2007/2008