Cimeira das Democracias

[SAVE THE DATE]

23 de Abril de 2024 | Cimeira das Democracias
"Eleições na Europa e no Mundo” 

O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa tem o gosto de convidar uma equipa de alunos da sua Escola para participar na nossa já tradicional “Cimeira das Democracias”, dedicada este ano ao tema “Eleições na Europa e no Mundo” e que se realiza no dia 23 de Abril na Universidade Católica Portuguesa.

As eleições são um momento crucial para garantir a participação na vida democrática e o envolvimento dos cidadãos na vida política. O ano de 2024 é particularmente rico no escrutínio eleitoral na Europa e no mundo. Vai esse escrutínio contribuir para o fortalecimento de Democracias livres e abertas – ou incentivar extremismos e novos autoritarismos? Num tempo de particular instabilidade geopolítica e de grandes mudanças nos sistemas partidários, torna-se particularmente importante garantir que os cidadãos não se demitem do seu papel e da sua contribuição para o mundo que há-de emergir deste período conturbado.

Assim a Cimeira das Democracias escolhe mais uma vez um tema de grande atualidade para a reflexão dos jovens promovendo, o IEP, como é seu timbre, a partilha de conhecimento com conceituados especialistas da área da Política Comparada e das Relações Internacionais.

Cartaz Open Day 2024

Através de uma simulação de uma grande Assembleia de Estados Democráticos, o Instituto de Estudos Políticos pretende estimular este ano a pesquisa e o debate sobre a importância das eleições, tentando encontrar-se em conjunto propostas que, a um nível nacional ou internacional, e ancoradas na comunidade da União Europeia, possam apontar caminhos para preservarmos e revitalizarmos as nossas Democracias.

Na Abertura desta Cimeira teremos este ano uma intervenção da Consultora de Política Maria Castello Branco (e antiga aluna do IEP). Tendo em conta as boas experiências alcançadas nos anos passados, este evento será novamente organizado em conjunto com um grupo de Escolas Secundárias, de Embaixadas e do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal.

No dia da “Cimeira das Democracias”, que é também o “Open Day” do Instituto, os alunos e Professores terão oportunidade de contactar Embaixadores e Jornalistas convidados pelo IEP e as Escolas participantes podem candidatar-se ao Prémio EUROSCOLA atribuído pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa.

Os interessados em participar no Open Day da Cimeira das Democracias 2024 estão convidados a se inscreverem, individualmente ou em equipa, até 10 de abril 2024.

REGISTO DE EQUIPA 

REGISTO INDIVIDUAL 

 


 

Cimeira das Democracias poster 2024


 

19 de Abril de 2023 | Cimeira das Democracias
"Como Reconstruir Consensos em Democracia?” 


10h15 às 18h30

Para mais informações: openday.iep@ucp.pt

O que é a cimeira das democracias?

REGISTO INDIVIDUAL

REGISTO DE EQUIPA

PROGRAMA

Cimeira das Democracias Cartaz 2023

____________________________________________________________________________________________

26 de Abril de 2022 | Cimeira das Democracias
"A Democracia e as Novas Tecnologias"

10h30 às 18h30

Para mais informações e inscrições, por favor, contacte: openday.iep@ucp.pt

O QUE É A CIMEIRA DAS DEMOCRACIAS?

COMO PARTICIPAR

REGISTO INDIVIDUAL

PROGRAMA

Cartaz Open Day 2022
Cimeira das Democracias - sessão de abertura
Cimeira das Democracias 2022 - programa

__________________________________________________________________________________

22 de Abril de 2021 | Cimeira das Democracias
"A Presidência Portuguesa do Conselho da UE"

10h30 às 18h30

A Sessão de Abertura será transmitida em directo no canal de Youtube do IEP (AQUI)

A sessão é presidida por José Manuel Durão Barroso e conta com a participação de Elisa Ferreira (Comissária da UE) e Embaixador Nuno Brito (Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia)

O QUE É A CIMEIRA DAS DEMOCRACIAS?

Como participar 

programa

Cartaz Open Day 2021

_________________________________________________________________________________________

5 de Junho de 2020 | Cimeira das Democracias
"A Aliança Transatlântica e os Desafios à Democracia"

Flyer

Programa

Abertura da Cimeira das Democracias 2020 pelo Director, Prof. João Carlos Espada

Aula Aberta - intervenção do Director, Prof. João Carlos Espada 


________________________________________________________________________________________

O IEP, desde 2013, organiza o seu Open Day sobre o formato de uma simulação da “Cimeira das Democracias”, uma iniciativa que convida alunos de ensino secundário a debaterem a atualidade politica e a democracia a nível mundial. 

Num momento em que a Europa e o Mundo enfrentam uma crise que ameaça não só a sua segurança, mas também a sua identidade, o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica pretende estimular a pesquisa e o debate sobre princípios, processos e valores políticos da maior importância para a perceção das nossas sociedades num espaço não só nacional ou europeu, mas global já tradicional “Cimeira das Democracias” do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica tem por objetivo estimular os jovens a tomar partido pela Democracia e a participar numa reflexão sobre o futuro da Europa e do Mundo, tentando encontrar respostas sustentadas e substanciais para os desafios que marcam a atualidade num mundo em transformação. Querendo não só chamar atenção para problemas muito concretos que enfrentamos hoje, mas sobretudo apontar para oportunidades de encontrar soluções melhores quando em conjunto pensamos, debatemos e imaginamos uma Europa e Mundo mais forte – e uma Democracia revitalizada. 

Neste sentido, convidamos as Escolas Secundárias a participarem nesta iniciativa, com equipas de alunos A propósito da reflexão sobre o contributo da UE para a Democracia em Portugal, e no espaço europeu, a nossa proposta tem por objetivo debater os novos desafios políticos, não só tendo em conta as questões de segurança interna e externa manchadas pelo terrorismo, mas também problemas como a liberdade de expressão e a liberdade religiosa num espaço plural e multicultural, o acolhimento de refugiados, o novo populismo, a sustentabilidade económica e social do modelo europeu e a urgente reforma da EU - questões estas que marcam decididamente o nosso presente.