Instituições e Organizações Internacionais

5.5 ECTs / Semestral / Português

A unidade curricular "Instituições e Organizações Internacionais" propõe uma análise crítica das instituições e organizações internacionais enquanto formas de gestão de poder na política internacional. Assim será importante explicar em primeiro lugar a sua razão de ser e o seu surgimento no contexto do século XVIII e XIX e a sua pertinência na atualidade. Confrontam-se aqui de imediato várias dinâmicas de gestão política do mundo, desde estruturas geopolíticas a propostas de global governance e que confluem em instituições e organizações que marcam a nossa percepção do mundo desde a Modernidade. Após este debate teórico- concepcional, será analisado o funcionamento de várias instituições e organizações internacionais, reflectindo-se sobre possibilidades de reforma e renovação no espaço internacional num momento de grandes transformações e nas condições da globalização.

Professor Auxiliar
Mónica Dias is Head of the PhD Programme at the Institute for Political Studies of the Universidade Católica Portuguesa (UCP) where she teaches since 1992. In…