É atualmente o Coordenador da Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP), assim como Coordenador Editorial da Revista Nova Cidadania.

Tem ensinado nas cadeiras de Tradição dos Grandes Livros e Teoria da Decisão. Tem sido assistente nas cadeiras de Ciência Política e Pensamento Político Contemporâneo, na Católica Lisbon School of Business and Economics, da mesma Universidade, como assistente de Professor João Carlos Espada.

É doutorado em Ciência Política pelo IEP-UCP com tese intitulada “Natural Liberty and Virtue: A study on the ideas of self-love and benevolence in Adam Smith’s thought” e é mestre pela mesma instituição em tese sobre Friedrich Hayek. Foi visiting student na Universidade Oxford, St Antony’s College. É licenciado em Economia pela Nova School of Business and Economics da UNL e fez especializações em Corporate Finance e Economia Pública. 

Investiga com enfoque nas áreas de interligação entre a teoria política e a política económica. Está a estudar sobre questões políticas, morais ou relacionadas com sistemas económicos.

Artigo

Progress and Prosperity in Adam Smith’s Natural Liberty

Orlando Samões 2017. Social Philosophy & Policy, Cambridge University Press, Vol. 34 – Nr. 2.