Grupo de Investigação em Teoria Política e Política Comparada

O Grupo de Investigação em Teoria Política e Política Comparada, coordenado pelo Professor João Pereira Coutinho, procura estimular o debate e promover investigação na área através de seminários, projetos e outras atividades focadas nas temáticas do grupo. Atualmente estão associadas ao grupo as Linhas de Investigação em:

• Civilização Europeia e Ocidental: Origens, traços distintivos e desafios atuais (LICEO), coordenada pelo Professor João Carlos Espada, que tem como objectivo estabelecer um espaço comum para uma conversação académica e interdisciplinar sobre a história política, cultural e económica da Civilização Europeia e Ocidental. Por outro lado, tem ainda como propósito permitir uma discussão informada sobre os principais desafios que esta civilização enfrenta actualmente.

• Assuntos Brasileiros (LIAB), coordenada pelo Professor João Pereira Coutinho, que tem como objectivo promover o desenvolvimento de projectos académicos que têm como objecto de investigação científica o Brasil e as relações Portugal-Brasil. A Linha é de particular interesse para alunos de pós- graduação e investigadores com enfoque no Brasil e América Latina.

Associados ao grupo estão atualmente os Projetos de Investigação:

“Seis Revoluções da Era Moderna”, coordenado pelos Professores João Carlos Espada (IEP-UCP) e Luiz Felipe Pondé (LABÔ PUC-SP), projeto em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que surge na sequência de projetos anteriores desenvolvidos pela LICEO. No contexto do projeto, são analisadas em abordagem comparativa as Revoluções Inglesa (1688), Americana (1776), Francesa (1789), Portuguesa (1820), Brasileira (1889) e Russa (1917). Conta ainda com a participação  dos Professores Carlos Marques de Almeida, Orlando Samões, João Pereira Coutinho, José Tomaz Castello Branco e Bruno Garschagen, assim como alunos do IEP e do LABÔ. A este projeto está associado um seminário a decorrer no 2º Semestre de 2020/2021.

• “The promotion of freedom, globalisation, enterprise and civil society in 21st century Catholic social teaching”, coordenado pelos Professores Philip Booth (St. Mary’s University, London) e André Azevedo Alves (IEP-UCP), projeto em parceria com a St. Mary’s University e em cooperação com a Universidade Católica de Moçambique, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), o Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela (Angola) e o Instituto Democracia e Desenvolvimento (Cabo Verde). O projeto que pretende promover uma melhor compreensão de como a Doutrina Social da Igreja e o pensamento a ela associado permitem pensar temas centrais nas atuais dinâmicas políticas e sociais.