A principal virtude do sistema de tutoria, segundo a experiência de Oxford e Cambridge, parece residir no privilégio que o sistema atribui ao tutorando: o de se encontrar regularmente, em grupos restritos, com um professor que lhe dedica uma atenção muito especial. Do ponto de vista do tutor, a vantagem reside em poder trabalhar com os alunos temas que interessem particularmente à sua própria investigação. Em Oxford, várias grandes obras tiveram a sua génese em sessões de tutoria.

O sistema é adotado no IEP-UCP, deixando a maior margem possível para adaptações graduais e não necessariamente "universais", isto é, deixando margem de flexibilidade para soluções particulares irem ao encontro de necessidades particulares.

A seleção dos temas fica inteiramente a cargo do tutor, em colaboração com os seus tutorandos. Ocasionalmente, em Oxford e Cambridge, um tutor pode "enviar" um dos seus tutorandos a outros tutores, para uma ou mais sessões sobre temas específicos. Naturalmente isto é feito após contacto prévio entre os tutores.

No caso do programa de Mestrado e Doutoramento, é natural que os temas da tutoria possam estar associados à busca de um plano de tese, designadamente o tratamento de determinados autores, determinados conceitos, etc.

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