Universidade Católica de Moçambique

Ciência Política: Governação e Relações Internacionais (Moçambique)


Filosofia Global

A Universidade Católica de Moçambique (UCM), atenta à necessidade do desenvolvimento sociopolítico, da abertura para a promoção de valores da justiça, paz e reconciliação, pretende ministrar o curso de Mestrado em Ciência Política: Governação e Relações Internacionais em parceria com o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP).


O curso de Pós-Graduação e Mestrado em Ciências Políticas: Governação e Relações Internacionais, em funcionamento desde 2015, tem vindo a afirmar-se como uma referência académica na área. Em 2024, iniciou igualmente atividade no pólo de Maputo, contando atualmente com 65 alunos.


Moçambique atravessa um processo de consolidação da democracia, em que o fortalecimento do sentido de pertença à comunidade nacional constitui um elemento essencial para o avanço do seu processo de integração na SADC.


Esta formação tem contribuído significativamente para esse propósito, tendo já demonstrado o seu impacto através do sucesso das cinco edições anteriores do curso de Mestrado em Ciência Política: Governação e Relações Internacionais, realizadas no pólo de Maputo, nas cidades da Beira (duas edições), Nampula e Quelimane (duas edições).

Objetivos:

  • Disseminar e ancorar, nos meios académicos e profissionais envolvidos, a matriz científica dos estudos sobre Ciência Política, nomeadamente ao nível da Governação e Relações Internacionais;
  • Qualificação e modernização da atividade política;
  • Incrementação dos níveis de boa governação;
  • Eficiência dos serviços de gestão da coisa pública;
  • Sedimentação da perceção globalizante da democracia, alternância do poder, direitos humanos e estabilidade política.