Conferências do Atlântico

2nd edition Atlantic Conferences, Madeira
Winston Churchill, The Freedom of the Sea, and the Atlantic Charter

Conferência do Atlântico

Decorreu, nos dias 25 e 26 de Janeiro de 2024, em Cãmara de Lobos, Madeira, a 2ª edição das Atlantic Conferences.

O tema central desta edição foi Winston Churchill, The Freedom of the Sea, and the Atlantic Charter e contou com a participação de Randolph Churchill, bisneto de Sir Winston Churchill, entre outros ilustres oradores.

O evento contou com o Alto Patrocínio da Presidência do Governo Regional da Madeira.

Poderá aceder aos seguintes papers apresentados:

Palavras de Abertura Prof. João Carlos Espada

Palavras de Abertura Dr. Leonel Correia Silva

Churchill: The Freedom of the Seas and the
Atlantic Charter por Randolph Churchill

Opening the “Magic Casements” of the Mind:
The Education of Winston Churchill por James Muller

PORTUGAL, MADEIRA AND THE EURO-ATLANTIC
O CINM na geopolítica da Madeira por Filipe Teixeira

Developments in ocean science & technology, a new model of Atlantic governance and the geostrategic importance of the Autonomous Regions por José Guerreiro

Churchill’s D-day: The Tyranny of Overlord por Allen Packwood

Winston Churchill – his views and influence on British and international world affairs from 1945 to 1956 por Edward Godfrey

Banner Atlantic Conferences 2023

Nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2023 teve lugar em Câmara de Lobos (Madeira) a 1.ª Edição das Conferências do Atlântico, sob o tema Winston Churchill, Madeira, and the Euro-Atlantic Alliance. Celebrating the 650th  Anniversary of the Anglo-Portuguese Alliance.

O evento contou com o Alto Patrocínio da Presidência do Governo Regional da Madeira e com a participação de ilustres convidados, como Isabel Capeloa Gil, Christopher Sainty e José Manuel Durão Barroso.

As Conferências do Atlântico são uma iniciativa conjunta da Presidência do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Ocorreu nos dias 27 e 28 de janeiro de 2023, no Museu de Imprensa-Madeira, concelho de Câmara de Lobos.

As Conferências do Atlântico enquadram-se no contexto da celebração da visita de Winston Churchill à Madeira, com a sua mulher Clementine. Na sua breve passagem pela ilha, Churchill dedicou parte do seu tempo a uma das suas maiores paixões: a pintura. Em janeiro de 1950, viajou para Câmara de Lobos, sete quilómetros a oeste do Funchal, num Rolls Royce da família Leacock. Num canto, à entrada da vila, instalou o cavalete e a tela, sentou-se e pintou a baía e o ilhéu. O fotógrafo Raul Perestrelo imortalizou o momento e, atualmente, o local é designado como Miradouro Winston Churchill.

Ao celebrar a visita de Churchill à Madeira, as Conferências do Atlântico pretendem revisitar o significado do seu compromisso com a tradição ocidental e europeia de liberdade sob a lei, que remonta a Atenas, Roma e Jerusalém; sendo também seu propósito revisitar – esperando entender melhor – o papel decisivo que Churchill atribuiu à Aliança Atlântica e à tradição marítima de liberdade entre os povos de língua inglesa na defesa do Ocidente.

Por uma feliz coincidência, nesta primeira edição das Conferências do Atlântico, será um o prazer acolher o 650º aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa – a aliança mais antiga ainda em funcionamento no mundo.

Aceda AQUI ao programa do evento.

Veja AQUI a reportagem acerca do evento na RTP Madeira.

Veja AQUI o testemunho de Leonel Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, acerca do evento.

Veja AQUI a reportagem acerca do evento no Diário de Notícias da Madeira.

GALERIA DE FOTOGRAFIAS