SEMESTRE OUTONO - INTAKE SETEMBRO 2024/2025

4ª FASE CANDIDATURA ATÉ 29 AGOSTO

É condição de acesso ao curso de Pós-Graduação a titularidade do grau de licenciado (1.º ciclo).

Candidatos Nacionais

Documentos necessários à Candidatura Online:
- 2 Cartas de recomendação (facultativo – deve ser efetuado o upload de um só documento);
- Curriculum Vitae;
- Certificado de Habilitações;
- Taxa de candidatura (não reembolsável)
- Documento de Identificação.

Taxa de Candidatura:
Para que a candidatura fique formalizada, deverá ser a paga taxa de candidatura.

Exame de Admissão:
O candidato deverá realizar um exame de admissão, o qual consistirá no comentário de um texto clássico de Ciência Política/Relações Internacionais. O texto é escolhido entre 2 fornecidos ao aluno. Os textos são em inglês e o seu comentário é feito em português. Este exame é apenas indicativo do interesse do candidato em Ciência Política, Relações Internacionais e Estudos Europeus, bem como da familiaridade com a língua inglesa, e não pressupõe um conhecimento especializado nas matérias tratadas. Os exames de admissão são realizados no final da fase de candidatura.

Encontre aqui o exame de admissão modelo.

Entrevista:
O candidato terá uma entrevista que finaliza o seu processo de admissão, onde são analisados os elementos constantes do processo documental e a motivação do candidato.

O resultado das candidaturas ficará disponível no portal das candidaturas e no secretariado do curso (no IEP).

Os candidatos admitidos devem realizar a matrícula dentro dos prazos indicados no calendário. A matrícula aos cursos de Lisboa é online.

No ato da matrícula é devido o pagamento da respetiva taxa (que inclui o seguro escolar) e da mensalidade do 1º mês.

Estes valores não são reembolsáveis em caso de anulação da matrícula.

Candidatos Internacionais

Aplicam-se as mesmas condições dos candidatos nacionais. Adicionalmente, os candidatos internacionais devem apresentar:
- Dois ensaios da autoria do candidato com aproximadamente 2500 palavras cada, em língua portuguesa ou inglesa, sobre um tema de Ciência Política ou de Relações Internacionais, à escolha do candidato (estes ensaios substituem o exame de admissão dos candidatos nacionais). O candidato pode enviar algum trabalho académico que satisfaça estes requisitos mesmo que já tenha sido avaliado.