Candidaturas ​Semestre Outono 2022/23

Entrevista – 6 Setembro
Matrículas –  7 a 9 Setembro

Início das aulas - 12 Setembro

É condição de acesso ao curso de Pós-Graduação a titularidade do grau de licenciado (1.º ciclo).

Candidaturas online

Candidatos Nacionais

Documentos necessários à Candidatura Online:
- 2 Cartas de recomendação (facultativo – deve ser efetuado o upload de um só documento);
- Curriculum Vitae;
- Certificado de Habilitações;
- Taxa de candidatura (não reembolsável): 1ª fase 145€ / 2ª fase 170€;
- Documento de Identificação.

Taxa de Candidatura:
Para que a candidatura fique formalizada, deverá ser a paga taxa de candidatura.

Exame de Admissão:
O candidato deverá realizar um exame de admissão, o qual consistirá no comentário de um texto clássico de Ciência Política/Relações Internacionais. O texto é escolhido entre 2 fornecidos ao aluno. Os textos são em inglês e o seu comentário é feito em português. Este exame é apenas indicativo do interesse do candidato em Ciência Política, Relações Internacionais e Estudos Europeus, bem como da familiaridade com a língua inglesa, e não pressupõe um conhecimento especializado nas matérias tratadas. Pode solicitar um exame tipo junto do Secretariado do Instituto. Os exames de admissão são realizados no final da fase de candidatura.

Entrevista:
O candidato terá uma entrevista que finaliza o seu processo de admissão, onde são analisados os elementos constantes do processo documental e a motivação do candidato.

A avaliação e a decisão sobre as candidaturas será comunicada aos candidatos nos dias 14 de Julho (1ª fase) e 6 de Setembro (2ª fase). Os candidatos admitidos serão contactados pelos serviços.

Os candidatos admitidos têm que realizar a matrícula dentro dos prazos indicados no calendário. A matrícula aos cursos de Lisboa é online.

No ato da matrícula é devido o pagamento da respetiva taxa (que inclui o seguro escolar) e da mensalidade do 1º mês.

Estes valores não são reembolsáveis em caso de anulação da matrícula.

Candidatos Internacionais

Aplicam-se as mesmas condições dos candidatos nacionais. Adicionalmente, os candidatos internacionais devem apresentar:
- Dois ensaios da autoria do candidato com aproximadamente 2500 palavras cada, em língua portuguesa ou inglesa, sobre um tema de Ciência Política ou de Relações Internacionais, à escolha do candidato (estes ensaios substituem o exame de admissão dos candidatos nacionais). O candidato pode enviar algum trabalho académico que satisfaça estes requisitos mesmo que já tenha sido avaliado.