Candidaturas ​Semestre Primavera  2020/2021

23 de Novembro a 15 de Janeiro

Exame de Admissão – 18 de Janeiro
Entrevista – 25 de Janeiro

Requisitos de Acesso a Pós Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais
  • É condição de acesso ao curso de Pós graduação a titularidade do grau de licenciado (1.º ciclo)

Candidatos Nacionais

Documentos necessários à Candidatura

•  Ficha de Candidatura Pós-Graduação ;
  • 2 Cartas de recomendação (facultativo);
  • Curriculum Vitae sucinto;
  • Documentos comprovativos das habilitações referidas (fotocópia - não dispensa a apresentação do original);
  • Taxa de candidatura: 1ª fase - 120€; 2ª fase - 165€;
  • Uma Fotografia.

Os documentos devem ser enviados por e-mail para posgrad.iep@ucp.pt

Taxa de Candidatura: para que a candidatura fique formalizada, deverá ser paga uma taxa de candidatura - 120€ ou 165€ (1ª fase ou 2ª fase). O pagamento deverá ser efetuado diretamente na Tesouraria da Universidade. Na impossibilidade de se deslocar à Tesouraria, poderá solicitar uma referência Multibanco para pagamento da taxa de candidatura.

Exame de Admissão: o candidato deverá de realizar um exame de admissão, o qual consistirá no comentário de um texto clássico de Ciência Política/Relações Internacionais. O texto é escolhido entre 2 fornecidos ao aluno. Os textos são em inglês e o seu comentário é feito em português. Este exame é apenas indicativo do interesse do candidato em Ciência Política, Relações Internacionais e Estudos Europeus, bem como da familiaridade com a língua inglesa, e não pressupõe um conhecimento especializado nas matérias tratadas. Pode solicitar um exame tipo junto do Secretariado do Instituto. Os exames de admissão são realizados no final da fase de candidatura.

Entrevista: o candidato terá uma entrevista que finaliza o seu processo de admissão, onde são analisados os elementos constantes do processo documental e a motivação do candidato.

Candidatos Internacionais

Documentos a apresentar

• De natureza académica:
  1. Envio de dois ensaios da autoria do candidato com aproximadamente 2500 palavras cada, em língua inglesa, sobre um tema de Ciência Política ou de Relações Internacionais, à escolha do candidato.
  2. O candidato pode enviar algum trabalho académico que satisfaça estes requisitos mesmo que já tenha sido avaliado.
  • Outros documentos a entregar:
  • Ficha de Candidatura Pós-Graduação;
  • 2 Cartas de recomendação (facultativo);
  • Curriculum Vitae sucinto;
  • Taxa de candidatura: 110€ ou 160€ - ter em atenção as despesas adicionais de transferência internacional, que devem ser cobertas pelo aluno (contacto para informações posgrad.iep@iep.lisboa.ucp.pt);
  • Uma fotografia;
  • Cópia de documento de Identificação – Passaporte.

Procedimentos de Matrícula

1. Piso 0: Secretaria Escolar (retirar uma senha para a Secretaria Escolar - Matrículas)
Horário: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª 9h30 - 12h30 | 14h - 17h; 5ª 9h30 - 18h

Documentos a entregar

Boletim de matrícula e o inquérito devidamente preenchidos;

• Fotografia (ou 1 fotocópia a cores);
  • Boletim de vacinas, sendo a vacina do tétano obrigatória;
  • Fotocópia do documento de identificação (Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte) e fotocópia do cartão de contribuinte;
  • Os alunos estrangeiros fora da zona da União Europeia têm de entregar até ao início do 1º semestre do ano letivo 2016-2017 um visto de estudo ou uma autorização de residência;
  • Apresentação do certificado de habilitações original (que será devolvido).

2. Piso 0: Tesouraria (retirar uma senha para a Tesouraria)
Horário: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª 9h30 - 12h30 | 14h - 17h; 5ª 9h30 - 18h

Matrícula e 1.ª inscrição

O pagamento da matrícula e 1.ª inscrição é feito em simultâneo com o pagamento da primeira mensalidade, que corresponde a 30 ECTS. Durante o mês de outubro é feito um acerto de valores de acordo com o número efetivo de ECTS em que o aluno está inscrito.

3. Piso 2: Secretariado de Curso do Instituto de Estudos Políticos

Receber PIN para acesso ao E-SCA e inscrição nas unidades curriculares
(E-Serviços ao Cidadão Académico - página pessoal do aluno e outros serviços online)

4. Piso 0: Loja do Cartão

Solicitar a emissão do Cartão de Identificação UCP provisório na Loja do Cartão (tirar senha para a loja do cartão).