PA em Estudos Estratégicos e Liderança - candidaturas até 4 Março

rEGULAMENTO

Candidaturas até dia 4 Março

Total de Horas: 69 – 11ECTS

Duração do Programa: 12 de Março a 14 de Maio.

Horário: Terças, Quartas e Quintas-Feiras das 18h00 às 21h00

Mais informações AQUI

Tendo em conta os desafios do mundo num momento de incerteza, complexidade crescente e turbulência, em que a ordem geopolítica estabelecida através dos princípios e das instituições fundadas no pós-guerra perde a sua força orientadora e regimes autoritários que negam declaradamente as tradições da Liberdade e do estado de direito ameaçam a estabilidade das Democracias liberais, é importante (e também urgente) refletir de novo sobre estratégias e lideranças que possam encontrar respostas e apontar rumos com base nos valores humanistas que caracterizaram as sociedades abertas e plurais.

Tendo em conta os recentes desenvolvimentos geopolíticos, o ambiente inflacionário e tendencialmente recessivo da economia, a aceleração dos desafios climáticos e o impacto de novas tecnologias assentes em Inteligência Artificial, esta complexidade irá apenas aumentar no futuro.

É, portanto, imprescindível que os quadros dirigentes, de todos os setores, tenham ferramentas e capacidade de pensamento e ação estratégica neste contexto. Tal, no entanto, é uma lacuna clara e reconhecida, em particular numa economia aberta tal como a Portuguesa.

Pretende-se desenvolver-se assim, na Universidade Católica Portuguesa, a área de estudos estratégicos e de liderança orientada para a formação superior de líderes organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais, dotando-os com capacidades de análise, formulação, operacionalização e controlo de estratégias nas diferentes áreas de atuação. A exigência deste objetivo exige agregar um corpo docente de excelência com competências distintivas nas da estratégia, segurança e defesa e relações internacionais e, complementarmente, em ciência política, economia e gestão.