André Azevedo Alves: "Os cabeças-de-lista importam?"

Quarta-feira, Maio 22, 2024 - 17:48
Publication
Observador

A pouco mais de duas semanas de umas eleições europeias que terão inevitáveis leituras e implicações para a política nacional, e com os debates a sucederem-se, importa reflectir sobre a relevância dos cabeças-de-lista. Luís Montenegro optou por uma aposta de alto risco para um partido com a escala do PSD. Sebastião Bugalho, como era esperado, tem estado a bom nível nos debates e na generalidade das suas intervenções públicas.

Além da sua experiência mediática e da sua assertividade, tem evidenciado uma boa preparação – a qual não será alheia à sua trajetória académica mas resulta também certamente do empenho colocado na preparação da candidatura. Já Pedro Nuno Santos fez aparentemente uma aposta mais segura ao escolher Marta Temido. No entanto, a verdade é que Temido tem estado francamente mal, a ponto de o PS ter sido o único partido a – compreensivelmente – rejeitar participar nos debates frente-a-frente promovidos pela Rádio Observador. É caso para dizer que o PS tem mais medo de expor Marta Temido do que o Chega de expor Tânger Corrêa, o que não deixa de ser sintomático.

Nota: Este conteúdo é exclusivo dos assinantes do Observador de 22 de maio de 2024.