Lívia Franco - "Quatro notas sobre o conflito no Médio Oriente"

Quarta-feira, Outubro 9, 2024 - 12:11
Publication
Fundação Francisco Manuel dos Santos

A primeira nota é sobre a evidência do drama humanitário. Não sendo um problema de agora, o profundo agravamento da situação socioeconómica em que vivem as populações um pouco por toda a região, incluindo na Cisjordânia e, sobretudo, em Gaza, parece ter despertado por fim a atenção da comunidade internacional.

Em particular, no último caso, os números impressionam muitíssimo: 41.431 mortos, 95.818 feridos e 1.9 milhões de desalojados, de uma população estimada em 2.2 milhões de habitantes. Num contexto em que cerca de 70% da edificação existente foi destruída – incluindo infraestruturas básicas, escolas e hospitais – as condições de vida tornaram-se inumanas.

Por estes dias, os palestinianos têm de lutar diariamente por água, comida, medicamentos e abrigo, podendo confiar apenas na ajuda internacional que vê dificultado o seu acesso e demora a chegar. A situação é insustentável e responsabiliza não apenas Israel, como alguns dos países vizinhos e a comunidade internacional que, durante anos a fio, estiveram convencidos de que era possível manter o status quo e adiar uma solução política definitiva para o povo da Palestina.

Artigo completo disponível na Fundação Francisco Manuel dos Santos.