Trump, a fénix renascida volta a atacar, por Miguel Monjardino

Quarta-feira, Março 13, 2024 - 16:09
Publication
Jornal de Notícias

Trump, a fénix renascida volta a atacar

Nikki Haley, ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, bem poderia ter o cognome "a resistente". Esta mulher de 52 anos, filha de imigrantes indianos, é a única que ainda está no caminho de Trump para o lugar de candidato republicano às eleições presidenciais de novembro. Contudo, não deverá manter-se na disputa durante muito tempo. A sua prova de fogo será a votação nas primárias na Carolina do Sul no próximo sábado, Estado onde foi governadora.

Trump não esconde a irritação pelo facto de a adversária não desistir. E partiu ao ataque, ridicularizando a sua origem familiar e ameaçando prejudicar os financiadores da sua campanha se for eleito Presidente.

O estilo agressivo tornou-se a imagem de marca deste "animal político que se afirma sobretudo pela manipulação das emoções", refere Miguel Monjardino, professor de Geopolítica e Geoestratégia no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.

Nota: Pode ler o conteúdo na íntegra na edição impressa do Jornal de Negócios de 23 de fevereiro de 2024.