SAVE THE DATES |
---|
Ano Académico 2018/19 | 1º Semestre
Relatório semanal sobre a presença nos Média de Professores residentes e visitantes do IEP, bem como membros do seu Conselho Consultivo Internacional e do seu Conselho Estratégico, incluindo membros do Conselho Editorial da revista NOVA CIDADANIA do IEP.
Artigos em Inglês:
IEP’s Book Palestra Annual Alexis de Tocqueville 1998-2018 (Alexis de Tocqueville Annual Lecture 1998-2018) cited in Sir Martin’s (Gilbert) Newsletter, Nov. 2018
Newsletter & Book Club November 2018
read more
Anne Applebaum (Guest-Speaker, IEP Estoril Political Forum 2005), in The Washington Post, 02 Nov. 2018
We have learned a lot about online disinformation — and we are doing nothing
The stopgap measures taken, voluntarily, by the social-media companies against fake news are like Band-Aids on a gaping wound.
Read more
Charles Moore (Guest-Speaker, IEP Dahrendorf Lecture, 2015), in The Telegraph, 03 Nov. 2018
Building beauty into housing will bring long-term benefits and added value
In most British conversation, the highest praise of a new building – especially in the countryside – is, “It’s not too bad: you can’t really see it.” This reflects an absurd and desperate state of affairs. It is in the nature of most buildings to be seen. Why are we so negative about new ones that we wish them invisible?
William Kristol (Guest-Speaker, IEP Estoril Political Forum 2003-2005), in Conversations with Bill Kristol with Christine Rosen, 03 Nov. 2018
Christine Rosen on #MeToo, Women and Men
Christine Rosen: On the Me Too movement, and men and women in our gender-neutral society.
Read more
Charles Moore (Guest-Speaker, IEP Dahrendorf Lecture, 2015), in The Telegraph, 04 Nov. 2018
Bring on the next Black Wednesday
At the Brexit-related cabinet last week — as revealed by James Forsyth in these pages — David Lidington made an intervention in support of the Prime Minister’s approach to the negotiations.
Read more
Charles Moore (Guest-Speaker, IEP Dahrendorf Lecture, 2015), in The Telegraph, 04 Nov. 2018
Asia Bibi’s ‘crime’ was not blasphemy but faith
The case of Asia Bibi reads almost like a story in the New Testament. She was a poor Pakistani farm worker harvesting berries with other women in her village. Her Muslim co-workers asked her to fetch water from a well. She did so, but drank some of it from an old metal cup lying beside it. Fellow workers assailed her because they claimed that, as she is a Christian, she was making their shared cup unclean by using it.
Read more
A Democrat win needn’t spell disaster for Donald Trump
The mid-terms may cost the president, but impeachment isn’t a given
William Kristol (Guest-Speaker, IEP Estoril Political Forum 2003-2005), in The Weekly Standard, 05 Nov. 2018
Is the Senate in Play?
A Democratic strategist weighs in.
Read more
William A. Galston (Guest-Speaker, IEP Estoril Political Forum 1996, 1999-2001. 2018), in The Wall Street Journal, 06 Nov. 2018
After the Midterms, Party Strategies Are Set
Democrats should now know whether to take a hard line or appeal to the center in 2020.
Read more
Artigos em Português:
José Manuel Fernandes (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), Jaime Gama (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania) e Jaime Nogueira Pinto (Guest-Speaker, Estoril Political Forum), in Observador, 02 Nov. 2018
O que significam as escolhas de Bolsonaro, em especial a de Sérgio Moro?
Será que Sérgio Moro, o juiz que prendeu Lula, vai ter poder como ministro da Justiça para combater a corrupção e o crime? É difícil. Mas também não é claro que o PT possa tirar partido desta escolha.
João Pereira Coutinho (Professor, IEP-UCP), in Folha de São Paulo, 02 Nov. 2018
Rir para não chorar
Censurar Apu de 'Os Simpsons' não é apenas um grosseiro entendimento da essência do humor
Rui Ramos (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 02 Nov. 2018
A geringonça há de inventar um Bolsonaro em Portugal
A estratégia de defesa da geringonça está definida para quando um líder da direita tiver chances de chegar a primeiro-ministro: acusá-lo de ser “fascista” e gritar que a democracia vai acabar.
Henrique Monteiro (Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Expresso, 02 Nov. 2018
Notícias falsas, verdades alternativas
Mataram a objetividade, a mera aproximação à verdade. Alguma esquerda, a partir dos anos 60, nos EUA e na Europa, decidiu que a verdade era algo subjetivo, inexistente para lá da perspetiva de cada um. Esse relativismo, aos poucos, foi resultando no que agora temos: notícias falsas e verdades alternativas. Afinal, cada um tem a sua verdade, não era o que se dizia? Afinal, cada um pode ter a sua conduta, o seu código, a sua tribo.
João Cesar das Neves (Professor, CLSBE e IEP-UCP), in Diário de Notícias, 03 Nov. 2018
Evitar a ruína
No passado domingo, a 7.ª maior economia do mundo caiu nas mãos de um populista. Jair Bolsonaro juntou o seu país ao grupo em que já estão as duas maiores economias mundiais, China e EUA, a 6.ª, Rússia, e da 11.ª à 13.ª, Itália, México e Turquia. Em todos estes Estados dominam líderes messiânicos que prometem prosperidade fácil, substituindo a corrupta classe política. Este clube, com quase metade (44%) do produto global, apesar de esmagador, constitui apenas parte da ameaça extremista actual, que se sente em toda a Europa, América Latina e outras zonas do globo.
Miguel Monjardino (Professor, IEP-UCP), in Expresso, 03 Nov. 2018
Anos delicados
Há duas maneiras de olhar para a política internacional. A opção vertical leva-nos a olhar para os problemas e oportunidades como silos isolados que não comunicam entre si. A nossa atenção centra-se, sobretudo, nas lideranças políticas e respetivas opções. A outra opção é horizontal. Os problemas e oportunidades são interdependentes e os fatores estruturais condicionam os governos.
João Pereira Coutinho (Professor, IEP-UCP), in Sábado, 03 Nov. 2018
Liberdades de expressão
O que interessa não é moralizar os rústicos, o que já seria repugnante; é mostrar aos pares, e ao mundo, o tamanho da respectiva virtude
Maria Filomena Mónica (IEP Guest-Professor 2008), in Expresso, 03 Nov. 2018
O Espólio de Salazar
Durante os anos em que estive a escrever a tese de doutoramento, convivi com a sinistra figura de Salazar, tendo reparado que, ao contrário de outros líderes, ele sempre se tinha oposto à ideia de lhe serem erguidas estátuas. A melhor forma de se manter no poder, julgava, era através do mistério. Aliás, o seu presságio para o que aconteceria ao país após a sua morte era negro. Por isso, de nada tratou.
Adriano Moreira (Professor, IEP-UCP; membro do Conselho Estratégico, IEP-UCP), in Diário de Noticias, 04 Nov. 2018
O populismo audacioso
Os populismos, com definições várias mas com um traço unificador, talvez possam encontrar na atitude de reprovação de uma ordem estabelecida a identificação geral dos movimentos sem necessariamente terem um projeto de substituição.
Helena Matos (Membro do Conselho Estratégico, IEP-UCP), in Observador, 04 Nov. 2018
Portugal: perdidos, achados e oportunidades
Portugal em anúncios classificados. Há stock de fascistas. Mestre espiritual para a Segurança Social. Alvíssaras e ilusionistas. Apelos pelo líder da oposição e pelo desaparecido Trib. Constitucional
Ler mais
João Marques de Almeida (Professor Convidado, IEP-UCP; membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 04 Nov. 2018
As fraquezas e os fantasmas do David Dinis
A eleição de um político como Bolsonaro para Presidente do Brasil obriga-nos a procurar explicações e é mais útil estudar as razões dessa ruptura do que integrar o coro que se limita a gritar fascista
Ler mais
Viriato Soromenho Marques (Professor Convidado, IEP-UCP), in Diário de Notícias, 04 Nov. 2018
A chanceler que encolheu a Europa
Depois do duplo desaire da CSU, CDU e SPD nas eleições estaduais da Baviera e de Hesse, a "grande coligação" em Berlim transformou-se num eufemismo que vale 40% das intenções de voto do eleitorado germânico a nível federal (dados Pollytix-Wahltrend). O que aconteceu aos partidos históricos da RFA não pode ser explicado pela narrativa preguiçosa da ascensão da extrema-direita, representada pelos neonazis, ainda engravatados, da AfD.
Henrique Burnay (Professor convidado IEP-UCP; Presidente, IEP Alumni Club), in Diário de Notícias, 05 Nov. 2018
Quem substituirá Merkel na Europa?
Ao contrário do que aconteceu em Berlim, onde a corrida ao lugar de Angela Merkel começou assim que a chanceler anunciou a pré-reforma, em Bruxelas e pela Europa fora não há candidatos a desempenhar o seu papel na União Europeia. E há, pelo menos, três razões para isso: Merkel tem uma ideia do quer que a Europa seja, a sua ideia de Alemanha precisa dessa Europa, e não há mais ninguém nem nenhum Estado membro que reúna essas duas características: poder e vontade.
José Manuel Fernandes (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 05 Nov. 2018
O melhor é mesmo dissolver o povo e eleger outro
Chegou o momento de assumir que há muito jornalismo e muito comentário emproado que partilha com as elites políticas o mesmo tipo de complexo de superioridade que tem aberto o caminho aos populistas.
João Carlos Espada (Director, IEP-UCP, Director, Nova Cidadania), in Observador, 05 Nov. 2018
Sobre o legado de Angela Merkel
Quem irá refrear a vertigem supra-nacional na União Europeia, depois da saída de Angela Merkel? Se ninguém o fizer a partir dos partidos centrais, a maré populista continuará imparável.
João Pereira Coutinho (Professor, IEP-UCP), in Folha de São Paulo, 06 Nov. 2018
A loucura dos sãos
Machado de Assis foi pioneiro no estudo dos distúrbios mentais camuflados
Paulo de Almeida Sande (Professor Convidado, IEP-UCP), in Observador, 07 Nov. 2018
O povo não gosta de casamentos à primeira vista?
A seu tempo, com o recuo e a mediação de formas adequadas de filtragem dos factos, a democracia regenerar-se-á graças ao poder da Internet e do digital. O que não se fará contra as elites, ou sem elas
Rui Ramos (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 07 Nov. 2018
Tancos, ou o lado obscuro do regime
Nenhuma democracia pode suportar, sem consequências, a sombra que Tancos está a projectar sobre as instituições -- polícia, exército, Governo, e agora Presidência da República. É obscuridade a mais.
Ler mais
Maria João Avillez (Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), in Observador, 07 Nov. 2018
António Costa dono disto tudo?
Vale a pena antecipar o duelo entre dois homens que mutuamente se medem: Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional (PSD) e Paulo Cafofo (apoiado pelo PS), presidente da Câmara do Funchal.
Ler mais
Carlos Guimarães Pinto (Professor Convidado, IEP-UCP), in Observador, 08 Nov. 2018
Nós, os Liberais
Nós que acreditamos nos valores europeus, não devemos defender uma política de imigração e integração que coloque em causa esses valores no longo prazo. Nem que recompense traficantes de seres humanos
Ler mais
José Manuel Fernandes (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania), Jaime Gama (Professor Convidado, IEP-UCP; Membro do Conselho Editorial, Nova Cidadania) e Jaime Nogueira Pinto (Guest-Speaker, Estoril Political Forum), in Observador, 08 Nov. 2018
Como fica a América de Trump depois da vitória dos democratas?
As eleições intercalares nos EUA mudaram a paisagem política e Trump passou a ter uma maioria hostil na Câmara dos Representantes. Mas será que isso fará mudar a sua forma de governar? Não é provável.
Nova Cidadania N. 65
- Summer 2018 -
Aceda ao Sumário e Nota de Abertura.
Poderá também ler os seguintes artigos: :
- Portugal e o aprofundamento da União Europeia, por Anibal Cavaco Silva
- Entrevista a Douglas Murray, por Carlos Marques de Almeida e João Pereira Coutinho
Assine e receba a Revista comodamente em sua casa!
Também à venda nas Livrarias:
Almedina,Livraria Jurídica, Férin, Universidade Católica Portuguesa, Papelaria do Alto (Estoril), Wook e directamente no IEP-UCP! Agora também à venda nas lojas Pingo Doce!
Mais informações Website formulário assinatura