Como participar na "Cimeira de Segurança IEP"?
Cada Escola deve seguir os seguintes passos:
- Formar uma equipa constituída por (um máximo de) 4 alunos (do 12º e 11º ano) e 1 Professor e inscrever-se até ao dia 6 de Novembro 2024.
- Escolher o país que quer representar como “Delegação” (a partir da lista disponível no formulário de inscrição) e apresentar uma declaração / proposta (“moção”) sobre “Como Garantir a Segurança Europeia”
- Dividir a equipa de alunos em 3 “Delegados” (um por Comissão) e um/a Jornalista.
- Analisar os seguintes 3 temas em debate nas 3 Comissões Especializadas da “Cimeira de Segurança Internacional IEP 2024”:
I. Segurança Nuclear e Armamento
a) Qual é o impacto das tecnologias emergentes na segurança global?
b) Como deve a NATO responder à crescente militarização nuclear tática em zonas de conflito, especialmente nas fronteiras da Aliança, como o leste da Europa?
c) Em que medida a modernização dos arsenais nucleares das potências nucleares afeta a estabilidade global?
d) Qual deve ser o papel das organizações internacionais, como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), na supervisão de atividades nucleares em países com regimes autoritários?
II. Fronteiras da NATO e a Defesa do Báltico no Contexto da Guerra na Ucrânia
a) Como deve a NATO responder à presença militar russa na fronteira com os países Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia), garantindo a segurança dos seus membros?
b) Quais os efeitos imediatos da adesão da Suécia e Finlândia à NATO na capacidade da Aliança de proteger o Báltico?
c) Quais são as consequências da guerra na Ucrânia para os países Bálticos, no que diz respeito a refugiados e segurança nas fronteiras?
d) Como a guerra na Ucrânia pode influenciar a estratégia de defesa da NATO em termos de mobilização rápida?
III. Economia e Indústria de Defesa
a) Devem a UE e a NATO trabalhar juntas para desenvolver novas tecnologias e equipamentos de defesa? Como é que essa cooperação pode beneficiar ambos?
b) Como pode a NATO promover uma maior integração das indústrias de defesa dos seus Estados-membros para enfrentar as ameaças crescentes, como o conflito na Ucrânia?
c) De que forma pode a NATO trabalhar com empresas privadas para garantir que têm as melhores armas e tecnologia, sem depender de outros países?
d) Como podem os países equilibrar a necessidade de investir em defesa com a necessidade de gastar em outras áreas importantes, como saúde e educação?
e) O Aumento da indústria de armamento criará uma cultura de armamento?
Preparar a intervenção na “Cimeira da Segurança IEP" de acordo com a agenda deste dia:
- Assembleia dos Estados I: Apresentar uma declaração / proposta sobre: “Como garantir a Segurança Europeia”.
- Debate em 5 Comissões Especializadas (por tema) e elaboração de Moções sobre “Segurança e Defesa”
- Assembleia dos Estados II: Votação das Moções
- Perguntas de Jornalistas
[ As equipas não precisam de responder a todas as questões – estas são mais um estímulo à preparação do debate.
As equipas devem pensar e debater estas questões do ponto de vista do país que representa e NÃO a partir da sua própria opinião ou da perspectiva portuguesa. ]
Envie-nos a inscrição até ao dia 6 de Novembro:
Esta inscrição não tem qualquer custo. A atribuição do Estado é feita por ordem de inscrição.
O Instituto de Estudos Políticos informará posteriormente as Escolas participantes sobre as regras detalhadas da Cimeira de Segurança IEP (nomeadamente o funcionamento da Sessão de Apresentação, a elaboração das Declarações de Estado e das Moções, do Debate em Comissões Especializadas, e as Votações através de um “Guia do Delegado da Cimeira de Segurança”, bem como um “Guia do Jornalista da Cimeira de Segurança” e enviará material de apoio para o desenvolvimento do tema.
Para mais informações, contactar o seguinte endereço de e-mail: openday.iep@ucp.pt