Paulo Fontes

Professor Auxiliar

Generic Bio

Doutor em Ciências Históricas pela UCP. Tem lecionado diversas unidades curriculares na área da História Moderna e Contemporânea, Teorias da História, Cristianismo e Cultura e Doutrina Social da Igreja em várias Faculdades da UCP (desde 1987/1988).

É membro do Conselho Científico da Faculdade de Teologia. É professor e membro da Comissão Diretiva do PIUDHist - Programa Interuniversitário de Doutoramento em História. É diretor  e investigador integrado do Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP).  É diretor da revista Lusitania Sacra. É docente convidado nos 2.º e 3.º ciclos de estudos em "História e Cultura das Religiões" na Faculdade de Letras da UL. É membro de diversas instituições sociais e eclesiais, tendo integrado a Comissão Nacional Justiça e Paz.

Tem publicado sobre temas de história social e religiosa de Portugal, com destaque para a colaboração no "Dicionário e na História Religiosa de Portugal" (Círculo de Leitores; 2000-2002), "Dicionário de História de Portugal: Suplemento (Figueirinhas (2006),  Elites católicas em Portugal: o papel da Acção Católica Portuguesa (1940-1961)" (FCT, FCG,2011) e "Apostolado de Adolescentes e Crianças em Portugal: História de um Movimento" (CEHR-UCP, 2017).