Ongoing Projects

Beliefs, Values and Worldviews at Work
André Azevedo Alves

A Universidade Católica Portuguesa, através de uma parceria entre o CIEP e o CESOP, associou-se à Goldsmiths University of London e à investigadora Maria Power (Blackfriars, Oxford) para um projeto de investigação sobre crenças, valores e visões do mundo no trabalho e o seu impacto no local de trabalho. Este projeto, liderado pelo Prof. Christopher Baker e na UCP pelo Prof. André Azevedo Alves, é financiado por uma British Academy Grant. Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

Orçamento, Economia e Democracia
Abel Mateus and André Azevedo Alves

Um projeto patrocinado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, começou em 2016, coordenado pelo Prof. Abel Mateus (University College London) e que, para além da colaboração do CIEP na área da Ciência Política, conta também com a colaboração de investigadores da Nova School of Business and Economics. O seu principal objetivo é analisar a arquitetura institucional que melhor assegura a eficácia e a transparência na formulação da política fiscal em Portugal, procurando respostas sobre como melhorar a forma como os fundos são alocados e geridos em Portugal. Para ler o relatório completo, clique aqui.

PPE Network
William Hasselberger and Orlando Samões

Colaboração em rede internacional liderada pela Universidade do Arizona (Center for the Philosophy of Freedom) com o objetivo de refletir sobre o desenvolvimento da area interdisciplinar de PPE (política, filosofia e economia) e de promover novas oportunidades de colaboração em investigação e formação avançada. No âmbito desta colaboração, foi organizado um workshop conjunto em Julho de 2016 no Estoril. Para mais informações, clique aqui.

Projetos anteriores

The Three Revolutions of the Modern Era (1688, 1776, 1689)
João Carlos Espada, Orlando Samões and Carlos Marques de Almeida

Seminários de investigação, uma iniciativa da linha de investigação LICEO – European and Western Civilization: Origins, Distinguishing Features, Present Challenges – onde os alunos se encontravam regularmente para apresentar e discutir leituras sobre um determinado tópico fornecidas anteriormente.

Pós-graduação em Sea Science and Business Administration
Sónia Ribeiro

LIAM-Maria Scientia, a linha de investigação do CIEP em assuntos marítimos, organizou em parceria com outras unidades da Universidade Católica Portuguesa e com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa um programa de ensino pioneiro nas áreas da Ciência, Gestão e Administração Marítima.

Conservation and Progress: a Comparative Study in European Transitions
André Azevedo Alves and Lívia Franco

Um projeto de investigação que começou em 2015 em colaboração com a Universidade Católica Pázmany Peter de Budapeste e no qual os investigadores se reuniram em dois seminários de investigação: um em Budapeste (Maio 2015) e outro em Lisboa (Outubro 2016).

European Foreign Policy Scorecard
Lívia Franco

Uma colaboração no desenvolvimento do European Foreign Policy Scorecard, uma ferramenta desenvolvida pelo European Center for Foreign Relations no sentido de fornecer uma avaliação sistemática sobre o desempenho das instituições Europeias em lidar com o resto do mundo em cerca de 80 áreas de temas políticos.