O Mestrado em Políticas Públicas oferece formação multidisciplinar que combina as áreas de ciência política, direito, economia e filosofia, e que dota os estudantes das competências necessárias para compreender e contribuir para os processos de tomada de decisão em diferentes contextos, em vários níveis de governação e como resposta a diversos problemas sociais. O programa pretende preparar os alunos para desempenhar diferentes funções no setor público, privado e não-governamental, de âmbito nacional, internacional ou supranacional, nomeadamente de analistas políticos, consultores, assessores, investigadores, entre outras.
Objetivos
Se tem interesse pelos desafios do mundo que nos rodeia e gostaria de contribuir para desenvolver soluções multidisciplinares e sustentáveis para os problemas complexos de natureza socioeconómica da comunidade que integra, este é o mestrado certo.
No final deste programa, terá adquirido conhecimentos fundamentais sobre:
- Os conceitos e as noções básicas de políticas públicas e os processos de tomada de decisões coletivas.
- Os principais modelos e abordagens teóricas sobre o desenvolvimento de políticas públicas.
- Os processos através dos quais um problema social se transforma num problema de interesse público e entra na agenda política.
- Os desafios que surgem durante as diferentes fases de desenvolvimento de políticas públicas, nomeadamente no seu desenho, implementação e avaliação.
... e terá adquirido competências para:
- Analisar de forma crítica e independente os principais temas de políticas públicas.
- Reconhecer e examinar a forma como a distribuição de recursos e poder se relaciona com os interesses e as ações dos atores políticos – e como esta relação influencia os resultados das políticas públicas.
- Participar no desenvolvimento de propostas de políticas públicas em diferentes setores e contextos institucionais.
Público-alvo
Estudantes com perfil multidisciplinar provenientes de diferentes áreas científicas que:
- Se interessem pelo mundo que os rodeia e pelos problemas reais da comunidade em que se inserem.
- Desejem compreender como os problemas do quotidiano se tornam problemas políticos e promovem uma ação coletiva.
- Desejem contribuir para desenvolver soluções multidisciplinares e sustentáveis para os complexos desafios de natureza socioeconómica que o mundo atual enfrenta.