Informações Úteis - Palestra Anual Alexis de Tocqueville 5 Março 2020

Wednesday, March 4, 2020 - 18:06

A Palestra Alexis de Tocqueville terá lugar na próxima quinta-feira, dia 5 de março, pelas 18h00 no Auditório Cardeal Medeiros.

Este ano, temos o privilégio de ter como orador convidado, Christopher Walker, Vice President of Studies and Analisys, National Endowment for Democracy, Washington D.C.,  cuja palestra se intitula “Defending Democracy in an Era of Digital Disruption”. Esta cerimónia, que inclui a Sessão de Entrega de Diplomas do Instituto e será presidida pela Senhora Reitora, representa o momento mais solene do ano letivo no IEP. Após a entrega de Diplomas e de Prémios aos nossos melhores alunos tem lugar um jantar formal com professores, alunos, amigos e convidados especiais do IEP.

Considerando as recomendações da Direcção Geral de Saúde relativamente ao Coronavírus – COVID - 19, muito gostaríamos de informar as recomendações gerais da Universidade Católica Portuguesa.

A Toda a Comunidade Académica da

Universidade Católica Portuguesa

Coronavírus – COVID – 19

Recomendações gerais

Como é do vosso conhecimento, o surto de pneumonia pelo coronavírus atualmente designado por COVID-19 , decorre em grande maioria na China e no continente asiático. Na Europa, Itália é o país que levanta mais preocupações, existindo, todavia, casos em quase todos os países.

A Universidade Católica Portuguesa, está a seguir as recomendações da Direção Geral de Saúde, que recomenda práticas de prevenção de infeção: medidas de higiene e de etiqueta respiratória. Na sequência destas recomendações, foram montados os dispensadores de desinfetante para as mãos em todos os locais de acesso ao público e junto aos pontos de controlo de entradas e saídas (GIP). Foram também substituídas em todas as instalações sanitárias as embalagens de gel para lavagem das mãos, por produtos adequados a esta situação.

Quais são as medidas de segurança, incluindo as de etiqueta respiratória?

Lave frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos, incluindo o dorso das mãos e unhas.
Reforce a lavagem das mãos frequentemente e antes e após a preparação de alimentos, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
Pode também usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
Use lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
Deite os lenços usados num caixote do lixo e lave as mãos de seguida;
Tussa ou espirre para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
Evite tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.
Siga os procedimentos de conduta social: evitar o aperto de mão, abraços e beijos.

Quais os sintomas de alguém infetado e o que fazer?

A infeção pelo coronavírus pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se mais grave, como uma pneumonia. As pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas de infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. O tratamento é dirigido aos sinais e sintomas apresentados.

Alertamos toda a comunidade académica que as pessoas que são mais frequentemente atingidas e com maior gravidade, as mais vulneráveis, pertencem a dois grupos:

Os maiores de 60 anos
Os portadores de doenças crónicas (hipertensão, doenças respiratórias, diabetes, cancro, etc)

Todos os estudantes, docentes e colaboradores regressados das áreas afetadas, devem ficar em casa durante 14 dias e informar imediatamente a Universidade Católica Portuguesa, através do número 21 721 41 66

Qualquer elemento da comunidade académica que apresente sintomas de doença respiratória e que suspeite que possa estar contagiado, e antes de se deslocar a um serviço de saúde, deve ligar 808 24 24 24 (SNS24), informando sobre a sua condição de saúde e historial de potencial contágio (viagem ou contacto com contaminados), seguindo as orientações que vierem a ser indicadas. Mais informações:

Covid-19 Materiais de Divulgação
Cidadãos da China ou vindos de áreas afetadas
Basic protective measures against the new coronavirus (WHO)

Como é que eu posso obter assistência e/ou mais esclarecimentos dentro da Universidade Católica Portuguesa?

Contactar 21 721 4064 ou através da extensão interna 5514

Universidade Católica Portuguesa, 27 de fevereiro de 2020