Programa Avançado em Sustentabilidade e Liderança Local

Descrição do Programa

Parceria Instituto de Estudos Políticos (IEP) e Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP)

Coordenação Científica:

• Ricardo Reis, Diretor CESOP; Professor CLSBE, Investigador CIEP
  • Margarida Mano, Vice-Reitora UCP
  • Francisco Proença Garcia, Professor IEP

PROGRAMA     CANDIDATURA

Apresentação

A capacitação em sustentabilidade para líderes locais propõe-se ser um elemento de alavancagem de políticas públicas com impacto a nível local.

A “batalha para a sustentabilidade vai ser ganha ou perdida nas cidades”, porque as políticas públicas têm muito maior impacto nas populações a partir desse nível local. É também ao nível local que as populações vão ser melhor mobilizadas para a sustentabilidade.

A sustentabilidade é um conceito simples, porque exige apenas que se acrescente mais que aquilo que se retira; é complexa de implementar, porque implica a articulação de três dimensões:

• acrescentar mais à sociedade que o que se retira (social),
  • acrescentar mais à economia que o que se retira (económica) e
  • acrescentar mais ao Planeta que o que se retira (ambiental).

A liderança local assume assim uma importante dupla função:

• implementar esta agenda de desenvolvimento sustentável com impacto na vida presente das comunidades e
  • motivar os cidadãos a exigir e prosseguir essa agenda no futuro.

As 17 dimensões dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas definem de forma simplificada os caminhos a seguir para os decisores políticos. Este programa pretende elevar esses caminhos ao patamar mais próximo dos cidadãos que é o do poder local.

Objetivos

Em linha de conta com o exposto anteriormente, pretende-se assim apresentar e enquadrar a sustentabilidade enquanto princípio enformador de políticas públicas.

Este programa pretende assim possibilitar um alinhamento de cima a baixo (top-down) das políticas públicas, sendo um importante contributo para o amadurecimento do debate democrático a nível local.

Neste contexto, os principais objetivos do programa são:

• Conhecer aprofundadamente os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU, entendendo e compreendendo as suas 169 metas.
  • Entender como os 17 ODS e as 169 metas têm representação e expressão local em Portugal.
  • Entender como os instrumentos de políticas públicas locais estão adaptadas e responder aos ODS e a promover o impacto sustentável.
  • Potenciar altos desempenhos das equipas dos municípios no sentido da sustentabilidade.
  • Conhecer boas práticas de políticas locais em prol da sustentabilidade.
  • Entender como enquadrar essas políticas no patamar intermunicipal, regional e nacional.
  • Definir mecanismos de envolvimento da população e dos outros órgãos e agentes locais.

Total de Horas: 36 horas letivas – 6 ECTS (estes ECTS poderão ser creditados num programa de 2º ou 3º ciclos do IEP)

Duração do Programa: 5 fins de semana, de 15 de Março a 20 Abril.

Horário: Sextas-ferias das 16h às 19h30 e Sábados das 10h às 13h30
Sábado do Workshop - das 10h às 15h30 com almoço

Valor do Programa (propina única): 750 euros

Destinatários