Grupo de Investigação em Relações Internacionais, Segurança e Defesa

 

O Grupo de Investigação em Relações Internacionais, Segurança e Defesa coordenado pela Professora Lívia Franco procura estimular o debate e promover investigação na área através de seminários, projetos e outras atividades focadas nas temáticas do grupo. Atualmente estão associadas ao grupo as Linhas de Investigação em:

Assuntos Marítimos (LIAM), coordenada pela Professora Sónia Ribeiro, que se subdivide em duas áreas, Oceans Geopolitics and Forecasting, coordenada pela Professora Sónia Ribeiro; e Security and Defence in the Ocean, coordenada pelo Professor Francisco Proença Garcia. Os projetos desenvolvidos no âmbito da LIAM desenvolvem abordagens multi-disciplinares e integrativas, através do diálogo entre diferentes áreas científicas, nomeadamente Direito, Economia, Geopolítica e Prospetiva e Políticas Públicas, mas também Ecologia e Biologia marinha, entre outros. Ao longo dos anos foram organizados cursos de formação avançada e diversos projetos. 

Paz e Sociedade Civil (LIPSC), condenada pela Professora Mónica Dias. Criada em 2020, a Linha cruza as áreas de Estudos da Paz e Estudos sobre Democracia. A investigação a desenvolver visa explorar o contributo da sociedade civil no fomento da paz, assim como, no sentido inverso, a importância de uma paz justa para o desenvolvimento e a consolidação de uma sociedade civil livre e plural. Procura analisar e pensar estratégias para uma paz mais sustentável, quer no quadro das missões de peacekeeping e peacebuilding da ONU, quer noutras iniciativas em situação de conflito e pós-conflito. Neste contexto, a análise e investigação foca-se particularmente na dinâmica das iniciativas locais e muito concretas no terreno (mas com ligação a redes nacionais e internacionais), para estudar e debater diversas estratégias para uma paz sustentável na complexa ordem mundial do início do século XXI.