SACRU Summer School termina em grande

Terça-feira, Julho 16, 2024 - 16:30

Não poderia haver um local mais sugestivo do que a cidade de Sintra, Património Mundial da UNESCO, para encerrar oficialmente a primeira edição da Summer School da SACRU " A New World Order: The Way Ahead between Democracy and Authoritarian Challenges", que decorreu de 1 a 14 de julho na Sede da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa. A visita a Sintra marcou o fim do programa único da Aliança, que reuniu 16 estudantes de 6 universidades da SACRU para discutir o futuro da democracia liberal à luz de questões contemporâneas prementes como o autoritarismo e o retrocesso democrático.

"Os nossos estudantes vieram de todo o mundo e foram moldados por diferentes tradições culturais e educações - no entanto, estavam todos profundamente unidos no seu empenho em aprofundar os meandros da existência democrática e na sua paixão pelos ideais democráticos", comentou Ana Cavalieri, Directora Executiva da Summer School.

Nesta Summer School, os estudantes discutiram as principais características da liderança política, de governance e da prática democrática nas sociedades contemporâneas e debruçaram-se sobre a forma de defender a paz, o pluralismo, a prosperidade e os direitos humanos face às dinâmicas em rápida mutação da política global contemporânea. Assim, "o sucesso inspirador desta edição inaugural da Escola de verão SACRU mostra claramente o quão poderosa pode ser a aliança", acrescentou Ana Cavalieri.

As aulas abrangeram um vasto leque de conteúdos, tais como A Revolução Portuguesa de 1974 e as suas pedras basilares, A democracia e os desafios do populismo e da polarização, e as estratégias para remodelar a política mundial através da combinação de hard e soft power.

Tetsuo Morishita, docente e Vice-Presidente para os Assuntos Académicos Globais da Universidade de Sophia, abordou o tema da IA e do Estado de direito, estimulando os estudantes sobre a forma como abordar a IA para promover a democracia. "Os estudantes expressaram ativamente os seus pontos de vista sobre questões como as limitações das IA, a forma como várias decisões no processo democrático podem ser delegadas às IA e como as IA podem ser utilizadas para reforçar a democracia", salientou o professor.

Em representação da Università Cattolica del Sacro Cuore, o Professor Raul Caruso deu uma palestra sobre o impacto das alterações climáticas na turbulência social, na violência e no protesto. Segundo o professor, "os alunos demonstraram grande interesse, trazendo várias abordagens sobre o tema. Isto deve-se ao carácter interdisciplinar do tema e aos diferentes contextos culturais de onde os alunos provinham". Para o professor, "a principal força desta iniciativa do SACRU é o facto de ter estimulado a reflexão dos alunos e dos professores".

A par do programa académico, os alunos tiveram uma experiência de 360 º com visitas culturais aos pontos icónicos de Lisboa, como o Castelo de São Jorge, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Os alunos participaram também num passeio de barco por Lisboa e ouviram fado, uma música típica portuguesa. Estas actividades foram importantes para complementar os conhecimentos dos alunos sobre democracia, reforçando os laços intercomunitários e a familiaridade com a SACRU.

A reação dos alunos a este respeito não foi senão positiva. "Com a minha formação em Direito, achei a abordagem interdisciplinar da Summer School imensamente valiosa, especialmente porque me permitiu aprender com outras disciplinas, nomeadamente a teoria política", afirmou Lima Atkar, estudante de doutoramento em Direito e Negócios na Australian Catholic University.

"A experiência de participar na Summer School da SACRU e de mergulhar na cultura portuguesa foi, numa palavra, "inesquecível". Estou profundamente grata à SACRU e à Universidade Católica Portuguesa pela organização de um programa tão excelente e pela sua memorável hospitalidade", concluiu a estudante.

Sacru 2
Sacru 3
SACRU 4
Sacru 5
SACRU 6
sacru 7