Press News & Events

Carlos Marques de Almeida - Conselhos Europeus

Tuesday, July 9, 2024 - 09:55
Publication
Eco

Se a Europa não está preparada para controlar a direita radical, estará a Europa preparada para enfrentar a direita revolucionária?

Vamos para além das “celebrações” nacionais pela escolha de um político português para Presidente do Conselho Europeu. Agora somos uma República com dois Presidentes. Vamos sobretudo para além do sectarismo vazio que enaltece os nossos e desvanece os outros. Somos uma cultura política periférica que se deslumbra quando se surpreende a si mesma – É Portugal a gostar de Portugal pelo facto de ser Portugal.

Convém salientar que não vamos enviar um santo para Bruxelas nem um salvador para a Europa. Mas a política portuguesa sofre de um peculiar sebastianismo em que anda sempre a salvar o Mundo. Na maravilha fatal da nossa idade, só falta mesmo salvar Portugal. Mas para salvar o país temos tempo, sobretudo agora quando o Presidente do Conselho Europeu é português. Alguém lembra o “efeito moderador” do novo homem de Bruxelas, que é o velho homem de São Bento, na política nacional.

Nota: pode ler este conteúdo na íntegra na edição online do ECO de 1 de julho 2024.