As primeiras semanas do Presidente Trump na Casa Branca têm sido uma montanha russa de decisões sobre os mais diversos assuntos. E ao contrário do que algumas pessoas mais otimistas esperavam, as promessas que Donald Trump fez na campanha não foram vãs.
Das muitas ordens executivas assinadas e posições anunciadas pelo Presidente, há 3 áreas que são particularmente importantes para o nosso país e que nos devem preocupar pelo o que nos dizem sobre as posições que os Estados Unidos assume no comércio externo, na defesa e na diplomacia multilateral.
No que toca ao comércio Internacional, Trump anunciou a entrada em vigor de tarifas de 10% sobre a China e de 25% sobre o Canadá e o México. Para além das perdas económicas destas alterações, que se calculam em cerca de 10 biliões de dólares, a decisão de Washington significa o fim da NAFTA, o acordo de comércio livre da América do Norte. Se o Presidente Trump está a minar o comércio externo com os seus parceiros mais próximos, o que poderemos esperar quando se tratar de países ou regiões com quem os EUA têm menos afinidades, como a UE?
Nota: Artigo completo disponível no Diário de Notícias de 3 de fevereiro 2025.
Bernardo Ivo Cruz: "Mas não fica pedra sobre pedra?"
Wednesday, February 5, 2025 - 15:18
Publication
Diário de Noticias
Categories: