Nuno Sardinha Monteiro

Professor Convidado

Nuno Sardinha Monteiro é oficial da Marinha Portuguesa, com o posto de capitão-de-mar-e-guerra, tendo frequentado, em 2019/2020, o Curso de Promoção a Oficial General, no Instituto Universitário Militar.

Comandou a lancha rápida de fiscalização Dragão (1992-1994) e o navio escola Sagres (2011-2013). Possui o Mestrado e o Doutoramento, em Navegação, ambos pela Universidade de Nottingham (Reino Unido).

Em 2008, recebeu, de Sua Alteza Real o Duque de Edimburgo, o título de Fellow of the Royal Institute of Navigation – distinção concedida às personalidades que mais se destacaram, a nível mundial, no âmbito da Navegação.

Já publicou (como autor, coautor ou coordenador) seis livros, bem como numerosos artigos científicos e técnicos em revistas estrangeiras e nacionais, sobre navegação, assuntos do mar, estratégia, segurança e defesa, tendo recebido diversos prémios pelos seus artigos.