2nd edition Atlantic Conferences, Madeira

Sexta-feira, Janeiro 12, 2024 - 09:58

Winston Churchill, The Freedom of the Sea, and the Atlantic Charter

Museu da Imprensa, Câmara de Lobos, Madeira

As Conferências Atlânticas são uma iniciativa conjunta da Presidência do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. A primeira edição das Conferências Atlânticas decorreu em Janeiro de 2023, no Museu de Imprensa da Madeira, no concelho de Câmara de Lobos sob o tema “Winston Churchill, Madeira, and the Euro-Atlantic Alliance. Celebrating the 650th Anniversary of the Anglo Portuguese Alliance”.

Depois do grande sucesso da sua primeira edição, realizaremos, em Janeiro de 2024, nos dias 25 e 26, a 2ª Edição das Conferências do Atlântico cujo tema “Winston Churchill, The Freedom of the Sea, and the Atlantic Charter”.

As Conferências do Atlântico celebram a visita de Winston Churchill à Madeira, com a sua esposa Clementine, em Janeiro de 1950. Durante a sua breve estadia na ilha, Churchill dedicou parte do seu tempo a uma das suas maiores paixões: a pintura. Viajou até Câmara de Lobos, sete quilómetros a oeste do Funchal, num Rolls Royce da família Leacock. Num canto, à entrada da aldeia, montou o cavalete e a tela, sentou-se e pintou a baía e o ilhéu. O fotógrafo Raul Perestrelo imortalizou o momento e, atualmente, o local é designado como Miradouro Winston Churchill.

Ao celebrar a visita de Churchill à Madeira, as Conferências Atlânticas pretendem revisitar o significado do seu compromisso com a tradição ocidental e europeia de liberdade sob a lei, que remonta a Atenas, Roma e Jerusalém; é também seu propósito revisitar – na esperança de compreender melhor – o papel decisivo que Churchill atribuiu à Aliança Atlântica e à tradição marítima de liberdade entre os povos de língua inglesa na defesa do Ocidente.

SITE DO EVENTO

Banner 2nd Atlantic Conferences