Encontro internacional em Mafra sobre a China e a Europa

Quinta-feira, Fevereiro 20, 2020 - 17:13

 

Realizou-se com grande sucesso o workshop CHINA IN EUROPE: ECONOMICS, POLITICAL AND GEO-STRATEGIC CHALLENGES organizado pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e o consórcio de universidades europeias Europaeum, que contou com o apoio da Câmara Municipal de Mafra e que decorreu entre 12 e 14 de Fevereiro. O Europaeum, com sede em Oxford, engloba 17 das mais antigas universidades europeias, incluindo Bolonha, Sorbonne, Oxford, Leiden, Jagiellonian (Cracóvia), Karlova (Praga), e a Universidade Católica Portuguesa, entre outras. Por favor, clique aqui para saber mais sobre o Europaeum.

 

Três dezenas de alunos de diversas universidades europeias em intensa jornada académica

Três dezenas de alunos de mestrado e doutoramento de diversas universidades associadas do Europaeum foram selecionados através de candidatura e participaram neste workshop apresentando papers, assistindo a comunicações de docentes e investigadores do IEP-UCP (Professores Francisco Proença Garcia, Nuno Sampaio, Sónia Ribeiro e William Hasselberger) e intervindo de forma muito viva e plural no debate. Este workshop, que decorreu no Hotel Vila Galé Ericeira, teve como corolário na última sessão as apresentações dos diversos grupos de alunos com as suas reflexões sobre algumas das questões geopolíticas mais proeminentes da relação entre a Europa e a China, que tinham sido referidas e debatidas ao longo dos vários painéis do programa. Por favor, clique aqui para ver o programa do evento.

 

Conferência de Durão Barroso no Palácio Nacional de Mafra sobre a Europa e Ásia

Um dos momentos altos deste programa foi a conferência do Director do Centro de Estudos Europeus do IEP-UCP, e antigo Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que, perante uma interessada audiência de cerca de 200 pessoas, abordou a relação entre a Europa a Ásia no contexto da ordem mundial, tendo apontado a ascensão da China como a mudança geoestratégica mais relevante nas últimas quatro décadas. Esta conferência foi moderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e contou com a presença do Vice-Reitor Miguel Athaíde Marques, em representação da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil. Foram ainda anfitriões do evento o director do Europaeum, Hartmut Mayer (também director do European Studies Centre do St. Antony’s College, Oxford) e o director do IEP-UCP, João Carlos Espada.

 

Momento cultural sublime

Após esta conferência e antes do jantar que reuniu alunos, académicos, autarcas, diplomatas, oficiais das Forças Armadas, empresários e muitos outros interessados neste tema tão actual e relevante, os participantes tiveram a grata oportunidade de ouvir um magnífico concerto dos seis recentemente restaurados Órgãos da Basílica do Palácio Nacional, no que constituiu um momento cultural sublime, num local que em 2019 foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

No final do programa de dois dias, todos os participantes exprimiram enfáticos agradecimentos à equipa executiva do IEP que garantiu o funcionamento exemplar dos trabalhos (Michelle Lobo, Cátia Silva, Raquel Gatta e Inês Gregório), bem como à Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Mafra, Judite da Silva Duarte.

Por favor, clique aqui para ver mais fotografias.