Primeiro-Ministro em Palestra no IEP

Quinta-feira, Setembro 18, 2025 - 11:41

"Portugal é um farol de estabilidade e é um farol de oportunidade."
Contamos com vocês."

O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa recebeu, no dia 16 de setembro, o Primeiro-Ministro Luís Montenegro, para a palestra “Portugal e a União Europeia”. O evento superou as expectativas e refletiu o elevado interesse e entusiasmo de todos os nossos estudantes.

1
1
1
palestra

A sessão, que decorreu no campus de Lisboa, teve início com as intervenções da Reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Capeloa Gil, e do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, seguindo-se uma conversa entre o Chefe do Governo e José Manuel Durão Barroso, diretor do Centro de Estudos Europeus do IEP, sobre Portugal, a Europa e os grandes desafios do nosso tempo.

1
1

A Senhora Reitora iniciou a sua intervenção com uma nota de agradecimento a todos os presentes e destacou o papel dos nossos estudantes: "Nesta Palestra o mais importante são os alunos."

Luís Montenegro expressa o seu objetivo maior: "Contribuir para que possam afirmar e desenvolver o vosso conhecimento, para que depois sejam os artíficies da construção de um Portugal mais próspero, mais desenvolvido, num contexto de integração na Europa e no mundo."

No ano em que Portugal celebra os 40 anos da adesão à União Europeia, José Manuel Durão Barroso lidera, juntamente com Luís Montenegro, esta conversa e debate dedicados aos alunos do Instituto de Estudos Políticos. "Ter aqui hoje José Manuel Durão Barroso é das formas mais felizes de personificar este caminho, quer pelo que acrescentou no percurso da concretização à adesão, quer depois pela adaptação e pelo seu trabalho enquanto 1º Ministro. 
Teve um desempenho inigualável em ter conduzido e presidido à Comissão Europeia durante 10 anos."

1
1

PM e José Manuel Durão Barroso afirmam que Portugal tem hoje oportunidades e uma credibilidade que não podemos desperdiçar e Luís Montenegro confessa: "Falar com jovens sobre Portugal e a Europa é algo que fascina e entusiasma. Portugal é hoje um país com futuro graças também aos nossos jovens."

1

Reiteram a importância do debate e da necessidade de projetar o futuro:
“Aquilo que pode resultar da nossa intervenção é a construção de um espaço mais competitivo, mais interligado e capaz de gerar mais oportunidades para todos os que vivem, trabalham e estudam na União Europeia.”

Sobre Portugal no mundo e a visão externa da Europa e além-fronteiras, Luís Montegero reforça que "A espectativa sobre Portugal é alta. A credbilidade de Portugal é elevada. A aposta em Portugal como país de investimento, de capacidade de intervenção no contexto internacional é grande."

1
1

O dia de ontem representou mais um marco na história do IEP — um encontro de excelência académica e política, que constitui também um importante alerta de consciência para os jovens sobre os desafios e responsabilidades do futuro europeu. Um importante contributo para o debate público nacional.

1
1

Juntos, elevamos a excelência no ensino ✔