2nd edition Atlantic Conferences, Madeira
Winston Churchill, The Freedom of the Sea, and the Atlantic Charter
Decorreu, nos dias 25 e 26 de Janeiro de 2024, em Cãmara de Lobos, Madeira, a 2ª edição das Atlantic Conferences.
O tema central desta edição foi Winston Churchill, The Freedom of the Sea, and the Atlantic Charter e contou com a participação de Randolph Churchill, bisneto de Sir Winston Churchill, entre outros ilustres oradores.
O evento contou com o Alto Patrocínio da Presidência do Governo Regional da Madeira.
As Conferências do Atlântico são uma iniciativa conjunta da Presidência do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa.
Poderá aceder aos seguintes papers apresentados:
Palavras de Abertura Prof. João Carlos Espada
Palavras de Abertura Dr. Leonel Correia Silva
Churchill: The Freedom of the Seas and the
Atlantic Charter por Randolph Churchill
Opening the “Magic Casements” of the Mind:
The Education of Winston Churchill por James Muller
PORTUGAL, MADEIRA AND THE EURO-ATLANTIC
O CINM na geopolítica da Madeira por Filipe Teixeira
Churchill’s D-day: The Tyranny of Overlord por Allen Packwood
Nos dias 27 e 28 de Janeiro de 2023 teve lugar em Câmara de Lobos (Madeira) a 1.ª Edição das Conferências do Atlântico, sob o tema Winston Churchill, Madeira, and the Euro-Atlantic Alliance. Celebrating the 650th Anniversary of the Anglo-Portuguese Alliance.
O evento contou com o Alto Patrocínio da Presidência do Governo Regional da Madeira e com a participação de ilustres convidados, como Isabel Capeloa Gil, Christopher Sainty e José Manuel Durão Barroso.
As Conferências do Atlântico são uma iniciativa conjunta da Presidência do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de Câmara de Lobos e do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Ocorreu nos dias 27 e 28 de janeiro de 2023, no Museu de Imprensa-Madeira, concelho de Câmara de Lobos.
As Conferências do Atlântico enquadram-se no contexto da celebração da visita de Winston Churchill à Madeira, com a sua mulher Clementine. Na sua breve passagem pela ilha, Churchill dedicou parte do seu tempo a uma das suas maiores paixões: a pintura. Em janeiro de 1950, viajou para Câmara de Lobos, sete quilómetros a oeste do Funchal, num Rolls Royce da família Leacock. Num canto, à entrada da vila, instalou o cavalete e a tela, sentou-se e pintou a baía e o ilhéu. O fotógrafo Raul Perestrelo imortalizou o momento e, atualmente, o local é designado como Miradouro Winston Churchill.
Ao celebrar a visita de Churchill à Madeira, as Conferências do Atlântico pretendem revisitar o significado do seu compromisso com a tradição ocidental e europeia de liberdade sob a lei, que remonta a Atenas, Roma e Jerusalém; sendo também seu propósito revisitar – esperando entender melhor – o papel decisivo que Churchill atribuiu à Aliança Atlântica e à tradição marítima de liberdade entre os povos de língua inglesa na defesa do Ocidente.
Por uma feliz coincidência, nesta primeira edição das Conferências do Atlântico, será um o prazer acolher o 650º aniversário da Aliança Anglo-Portuguesa – a aliança mais antiga ainda em funcionamento no mundo.
Aceda AQUI ao programa do evento.
Veja AQUI a reportagem acerca do evento na RTP Madeira.
Veja AQUI o testemunho de Leonel Silva, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, acerca do evento.
Veja AQUI a reportagem acerca do evento no Diário de Notícias da Madeira.