Cimeira de Segurança IEP

Cimeira de Segurança IEP Banner

O Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa tem o gosto de convidar uma equipa de alunos da sua Escola para participar na “Cimeira de Segurança IEP”, que se realiza no dia 6 de Dezembro na Universidade Católica Portuguesa.

A segurança global é um dos pilares fundamentais da estabilidade internacional e da cooperação entre nações. Em um período de crescente complexidade geopolítica e de desafios multifacetados, a Cimeira da Segurança surge como uma plataforma vital para abordar questões cruciais que afetam a paz e a segurança no cenário global.

O ano de 2024 apresenta um ambiente de segurança caracterizado por novas dinâmicas e ameaças emergentes, que vão desde a proliferação de tecnologias avançadas até as tensões geopolíticas em áreas estratégicas como o Atlântico Norte. A Cimeira da Segurança, centrada numa simulação do Conselho do Atlântico Norte da NATO, proporciona uma oportunidade única para a análise e debate sobre como as nações podem responder eficazmente a esses desafios.

Neste contexto, a cimeira não se limita a um tema central, mas promove uma reflexão abrangente sobre as estratégias de segurança, a cooperação internacional e a capacidade de resposta a crises. Através da simulação de reuniões e decisões a cimeira visa estimular uma discussão profunda sobre como fortalecer a segurança coletiva, adaptar-se a novas ameaças e promover uma abordagem integrada para a proteção dos interesses nacionais e internacionais.

Pretendemos, portanto, responder quais são as maiores ameaças a segurança internacional, garantir a defesa da Europa e o papel da NATO no momento político atual.

Através da simulação e do debate, o objetivo é fortalecer a compreensão sobre os desafios da segurança global e promover estratégias eficazes para enfrentar ameaças contemporâneas. Em um momento em que a estabilidade internacional é essencial para a prosperidade e a paz, a Cimeira da Segurança representa um passo crucial para a construção de um futuro mais seguro e colaborativo.

Como participar na "Cimeira de Segurança IEP"?

Envie-nos a inscrição até ao dia 6 de Novembro

Formulário de inscrição

Para mais informações, contactar o seguinte endereço de e-mail: openday.iep@ucp.pt