FLAD atribuí Prémio Rui Machete ao IEP

Wednesday, May 20, 2026 - 18:50

A atribuição do Prémio Rui Machete da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento é uma grande honra para o Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Representa um reconhecimento de 30 anos de serviço ao ensino e à investigação de Ciência Política e Relações Internacionais com um grande foco sobre as afinidades transatlânticas e os valores que unem Portugal e os Estados Unidos da América.

Este Prémio é para nós motivo de sincera alegria e redobrada responsabilidade na missão educativa, tendo em conta os desafios singulares que enfrentamos no presente.

Em nome dos Professores, dos colaboradores e dos alunos de ontem e de hoje, que contribuíram decisivamente para o crescimento e a afirmação nacional e internacional desta escola, agradecemos esta distinção, que nos motiva ainda mais a construir novos caminhos entre as duas margens do Atlântico.   

Mónica Dias
A Direção do Instituto de Estudos Políticos


O Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa é o premiado da 1ª edição do Prémio FLAD Rui Machete

O Prémio FLAD Rui Machete, instituído por ocasião das comemorações dos 40 anos da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, atribui bianualmente um valor pecuniário de 100 mil euros a personalidades ou instituições que se destaquem pelo seu contributo para o desenvolvimento das relações transatlânticas.

O Prémio, criado em 2024 por iniciativa do então Presidente da FLAD, Nuno Morais Sarmento, pretende prestar homenagem a Rui Machete, que presidiu à Fundação entre 1988 e 2010 e teve um papel determinante na consolidação da sua missão e na promoção da cooperação luso-americana.
O júri, presidido por José Manuel Durão Barroso, é composto por: Cristina Fonseca, Estela Barbot, José Arantes, José Maria Ivo, Luís Amado, Maria João Avillez, Mariana Van Zeller e Vítor Cruz.

A escolha do vencedor foi tomada por unanimidade, sendo que o presidente do júri, pelo facto de ser também Presidente da FLAD, tendo esta relações com os potenciais candidatos, não participou no processo de nomeação, nem na votação.

Comentando a decisão Luís Amado, porta-voz do júri afirmou:

“Ao decidir por unanimidade atribuir o prémio Rui Machete ao Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, o júri reconhece o trabalho académico e institucional desenvolvido pelo IEP em prol das relações transatlânticas. Ao longo das últimas três décadas, o IEP desenvolveu um intenso programa de atividades que muito contribuiu para o fortalecimento das relações bilaterais entre Portugal e os EUA. Desde a sua fundação, o IEP contribuiu para o reforço da cooperação entre os dois países, através do conhecimento, do estudo e divulgação das respetivas realidades, académica, científica, cultural e educativa. O júri teve ainda em consideração o momento atual, de particular sensibilidade para o futuro da Aliança Atlântica e das relações entre os Estados Unidos e a Europa, valorizando o trabalho do IEP neste particular domínio”.